Dica de Anime: Forest Of Piano

Publicado em 17/07/2019


anime forest of piano netflix

Hey, People! Tudo bem com vocês? Eu espero que sim.

Neste lindo trabalho remasterizado pela Netflix, dirigida por Gaku Nakatani e escrita por Mokoto Isshiki, é um anime que conta a história de dois jovens pianistas. Pode parecer simples, mas esta obra nos mostra o amor inexplicável que a música nos passa, uma lição de superação e amadurecimento enquanto acompanhamos os personagens crescerem, além do esforço para honrar grandes compositores. Tudo isso através de belas notas tocadas em piano e uma narrativa comovente.

Conheça o remake feito pela Netflix, Forest of Piano, e se emocione com essa bela história sobre música, amor e superação.



forest of piano kai shūhei
Internet / Reprodução

Seu inimigo não é Mozart. Seu único inimigo é você mesmo.

Forest of Piano, também conhecido como Piano no Mori, conta a história de dois alunos do 6° ano: Kai Ichinose e Shūhei Amamiya, dois meninos de realidades diferentes que têm a paixão em tocar piano em comum. 

➤ Quer mais histórias emocionantes sobre música? Conheça "Eu Só Posso Imaginar"

Kai é o protagonista de toda a história. Um menino pobre que mora em uma casa noturna, juntamente com sua mãe que trabalha para sustentá-los. Sua única paixão é um piano, abandonado na floresta perto de sua casa, que aprendeu a tocar sozinho. Ichinose é um prodígio na música, já que consegue reproduzir perfeitamente o que escuta no piano.

Na escola, ele conhece Shūhei Amamiya, um aluno recém transferido da cidade para o interior e filho de um pianista famoso. Shūhei tem o grande sonho de seguir a carreira de seu pai. Ele estuda desde que era pequeno com os melhores pianos e professores, já que sua família é rica e prestigiada.

Porém, nem tudo são flores, ao chegar na escola Shūhei sofre bullying de seus colegas e é forçado a encarar o piano abandonado que fica no meio da floresta, o qual dizem que é assombrado. Kai logo faz amizade com ele e lhe mostra que o piano é dele. O piano parecia quebrado, mas Kai era o único capaz de tocar o piano da floresta

Percebendo o talento de seu novo amigo, Shūhei sugere que Kai tenha aulas de piano. Inicialmente, Kai não aceita, já que não tinha dinheiro para pagar por aulas e nem por um piano. Porém, ele finalmente começa a fazer aulas de piano com seu professor da escola, Sosuke Ajino, que antigamente era um mestre pianista famoso, mas parou de se apresentar devido a um acidente que o impediu de tocar como antes.

Quanto mais Kai refinava o talento que já possuia, mais Shūhei começava a perceber que seu melhor amigo estava se tornando melhor do que ele. A inveja e a angústia acabaram convencendo Shūhei de que Kai agora havia se tornado seu maior rival.

forest of piano chopin competition competição piano
Internet / Reprodução

A floresta do piano esteve sempre aqui comigo. A muito tempo, eu já havia feito o piano uma parte de mim.

Forest of Piano é um anime diferente de outros com o mesmo tema. Ele tem uma narrativa honesta e apaixonante sobre a música, e foi isso que me conquistou nessa animação japonesa. Eu, simplesmente, após terminar as suas 2 temporadas na Netflix, saí da minha sala emocionada, tocada e maravilhada com essa história. Meu coração não parava de bater porque eu não parava de pensar em quanto a música é linda e é algo incrível que está presente em nossas vidas.

Certamente, o melhor ponto do anime é o roteiro (ponto para Mokoto Isshiki!). A história é um belo conto, com toques de dramaticidade e uma dose adequada de comédia, junto com sinfonias clássicas que nos arremetem profundamente. Temos destaque de grandes pianistas como Mozart, Bach e, principalmente, Chopin, o que deixa a história bastante harmoniosa. E, claro, uma história sobre música não seria nada sem música, portanto há diversos sons melódicos, aconchegantes, emocionantes e poderosos por aqui.

➤ Leia também "5 Músicas da Mxmtoon que são Perfeitas pra Você"

Por mais que a música seja o que move tudo, a amizade e rivalidade entre Shūhei e Kai é algo extremamente bem desenvolvido. Teve bastante cuidado nessa construção: quando observamos desde a época em que estavam descobrindo seus estilos de tocar até a transformação das composições que executaram. É possível ver a diferença entre ambos, mesmo tocando a mesma música, por causa do passado e motivação de ambos. Somos constantemente lembrados (direta e indiretamente) das angústias e fantasmas de Shūhei e da determinação e passado do Kai.

Kai sempre possuiu um talento bruto e nato, pois o ato de tocar era sua realização como ser humano. Enquanto que Shūhei é edificado na prática e esforço, buscando reconhecimento de seu talento em competições e, principalmente, em seu pai. Inicialmente, é a típica constratação entre esforço x talento. Mas, com o passar do anos, esses meninos deixaram a infância para se tornarem adultos, então eles foram evoluindo de formas diferentes. Junto com eles aprendemos diversas lições: o seu pior inimigo é você mesmo, não existe esforço ou desejo maior que o outro, não importa o fracasso ou a falha mas sim o reconhecimento da sua tentativa, não se prender à nada porque tudo faz parte de quem você é, entre outros.

O pior erro (mas nem de longe é um erro grave) é em certas partes do roteiro e, principalmente, na animação. Tudo isso é relacionado com a primeira temporada do anime que não desenvolve tão bem seus personagens secundários quanto os personagens principais e utiliza de modelos 3D que são, como posso dizer, não muito atraentes. Entendo o porquê disso: o estúdio não tinha tanto orçamento para trazer uma animação melhor e teve que cortar custos e agilizar as coisas. Além do anime não ter muitos episódios para desenvolver melhor os personagens secundários, o que é comum neste tipo de animação.

Porém, por fim, posso afirmar que a animação melhorou muito na segunda temporada em relação a esses dois quesitos e teve um belo encerramento que, só quem acompanhou desde o primeiro episódio, refletiu em nossos corações. Forest of Piano é um anime que mostrou lições para serem levadas para vida toda e, realmente, vai te fazer rir, chorar, vibrar junto dos personagens e se encantar com suas belas músicas.

➤ Veja mais obras da cultura asiática em "3 Doramas Super Legais"



Filme & Mangá


forest of piano piano no mori the perfect world of kai
Internet / Reprodução

O piano de Kai não é refinado, nem ousado, mas ainda assim... é comovente...

Uma informação extra para vocês é que, antes do anime, existiram um mangá e até um filme! Tudo começou com o mangá chamado The Perfect World of Kai, também escrito por Mokoto Isshiki. O mangá estreou em 1998 na Young Magazine Uppers, teve um total de 26 volumes e 243 capítulos lançados de agosto de 1998 até novembro de 2015. Então vocês podem entender porque a história foi tão bem trabalhada.

Em 2007, na metade do mangá, um filme do mangá foi produzido e nomeado de Piano no Mori: The Perfect World of Kai. Entre o mangá, o filme e o anime produzido pela Netflix não há muita diferença, em geral eles são bastante similares.

➤ Conheça outras obras literárias adaptadas em "Filmes Baseados em Livros - Romance"

Uma coisa que acho engraçada e que causa uma ligera confusão em (quase) todos que viram o filme ou o anime na língua original foi que os próprios personagens acharam, por um curto tempo, que Kai era uma menina! E isso foi pior ainda porque a dubladora do Kai era uma mulher.

Por sorte, eu assisti o anime dublado, então não tive esse problema haha mas eu assisti o filme na língua original e entendi porque tinham pessoas achando que o personagem era uma menina.

Infelizmente, não encontrei o filme dublado ou legendado em português; encontrei o mangá em português, mas só tem os 2 primeiros capítulos do volume 1 (mas só online). Caso vocês tenham interesse em ler o mangá, recomendo comprar as versões em português ou em inglês (caso não encontre todos os volumes em português).


netflix forest of piano
Anime: Forest of Piano (Piano no Mori ou Piano da Floresta)
Sinopse: "Kai cresce tocando um velho piano descartado na floresta; o pai de Shuhei é um pianista famoso. Seu encontro fortuito transforma suas vidas e sua música."
Ano: 2018 a 2019
Duração: 2 temporadas, 24 episódios no total
Gênero: Música, Drama
Produção: Netflix
Classificação★ — Ótimo!









Me contem o que acharam do anime nos comentários depois!
XOXO, Cah ❤

2 comentários:

  1. Não conhecia o anime, aliás, só assisti dois animes até hoje!
    Espero achar o certo para começar a assistir! Beijos Joice

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Joice! Tudo bem? Eu espero que sim.

      Por isso eu fiz esse post, pra que as pessoas passassem a conhecer essa obra linda e emocionante. Eu também não assisti muitos animes na minha vida, mas espero que eu possa compartilhar muito mais desse tipo de animação e da cultura por trás dela aqui no blog. Sei que você vai gostar. Deixei o link no post, só assistir lá!

      XOXO,
      Cah!

      Excluir