Resenha Literária: Amigas imperfeitas - Leila Rego

Publicado em 30/07/2019


Sinopse: "Nina, Pâmela e Manuela são jovens adultas que chegam aos 30 anos de idade mantendo uma amizade desde os tempos de escola. Amigas inseparáveis, continuam curtindo as músicas da Legião Urbana – a trilha sonora de suas vidas – e, apesar de terem tomado rumos muito diferentes, elas conseguem se encontrar todas as quintas-feiras para a Noite do Batom, quando colocam o papo em dia, apoiam-se, dão risadas, trocam confidências e, é claro, falam mal dos desafetos, já que ninguém é de ferro. 

Pâmela, já casada, é muito bem-sucedida profissionalmente, não tem problemas financeiros e parece ter a vida perfeita. Mas só parece. Manuela é separada. Casou-se um dia para esquecer o grande amor da sua vida e não foi feliz, e hoje parece não ligar mais para as questões do coração. Mas só parece. Nina é a solteira que tem uma atração irresistível por cafajestes, que sempre a fazem sofrer. Implora para que Santo Antônio a ajude a ser feliz no amor, o que parece impossível. Mas só parece.


Em uma Noite do Batom incomum, Manu inventa a OFI (Operação Faxina Interna) para ajudar Nina a superar mais um relacionamento frustrado. Junto de mais dois amigos, partem para uma divertida viagem que mudará para sempre a vida de todos. Com reviravoltas, aventuras e desventuras, será impossível você não se identificar com essas amigas, que, como todos nós, são imperfeitas em seus defeitos e problemas, mas perfeitas demais para não querermos repartir com elas as dores, as alegrias, os sonhos e a realidade de uma vida inteira."


Gênero: Romance | 399 páginas | Editora Gutemberg | Classificação: ★★ — Divertido

Compre na: Amazon - Skoob

Depois de uma longa ressaca consegui finalmente terminar um livro. Posso ouvir uns gritinhos de felicidade aí?!. (Para curar essa minha ressaca eu reli Volte para mim juntamente com o Clube de leitura aqui do blog Chá Literário).

Ano passado li pela primeira vez um livro da autora Leila Rego e fiquei totalmente apaixonada pela historia e pela escrita gostosa da autora, #Partiu vida nova foi uma das minhas melhores leituras da vida e tem resenha aqui no blog. Por causa disso acabei comprando também seu outro livro, Amigas imperfeitas pois curti muito a capa e estou em uma vibe de curtir minhas amigas também. 

(Sou daquelas que sonha em viajar com as amigas em um carro cantando alto varias musicas antigas, depois tirar muitas fotos e fazer festa do pijama comento muita bobeira e falando de garotos. Ok talvez eu esteja sendo influenciada por filmes hollywoodianos, mas não custa sonhar)
Mais um inicio de década está para começar na vida de Nina, Pâmela e Manuela, com seus 29 anos e muitas anos de amizade, desde a escola, mantêm uma união de dar inveja a muitas amizades por aí, juntas já passaram por trancos e barrancos, porem nada abala a amizade delas.


A história principal é a de Nina e seu objetivo era chegar aos 30 anos desencalhada, só que nas muitas tentativas nenhuma tinha dado certo, todos seus ex-rolos eram cafajestes que só queria curtir o momento e depois largar tudo. Até que apareceu Marcelo, um cara lindo e que ela tinha certeza que era o cara certo. Conhecemos também a Manu, estava divorciada e não queria se envolver com ninguém no momento, estava muito bem com seu salão de beleza, sua vida estava em total controle. Já Pâmela era a que se deu melhor, tinha um emprego que ganhava bem e um marido totalmente apaixonado por ela, como se fossem em conto de fadas.

Para não perder a amizade durante os anos, elas criaram a Noite do Batom, onde se reuniam todas as quintas em um bar para falar sobre a vida e reclamar dos homens. (Eu adorei isso, tô pensando em fazer uma noite dessas com as minhas amigas rsrsrs). Nina as vezes inventava de dar o fora por que tinha um encontro ou outro, sempre achando ter conhecido seu amor da vida, mas no geral elas bebiam e conversavam muito.


Em uma destas saídas entre Manu e Nina, duas coisas importantes aconteceram, Nina descobriu que Marcelo não era o cara dos seus sonhos e Manu reencontrou um velho amigo, Nathan, um nerd que não sai das calças xadrez e que sempre encrenca com Nina. Outra pessoa que aparece é o grande salvador de Nina, o Alexandre, um cara super educado e gentil que ajudou Nina algumas vezes.

Em uma destas conversas e saídas, Manun decide criar a OFI - Operação Faxina Interna, pois todos tinham que superar algo, então decidiram viajar e aproveitar a vida, liberando todos os sentimentos desnecessários e reorganizando a vida. E é esta viagem que a vida de todos vão mudar, completamente.
Uma das coisas que mais gosto é a forma com a qual a Leila descreve tudo, é como se estivéssemos vivenciando o momento dos personagens, então ficamos confusos com algumas atitudes, mas que no final faz todo o sentido. Outra coisa que amei foi a construção dos personagens, é perceptível a mudança na vida de Nina e ao mesmo tempo ela ainda é ela mesma, insegura e apaixonada, que faz besteiras quando era só ter paciência e segurança, e por mais que seja a Nina a narrar a história, conhecemos bastante os outros personagens, até por que é uma viagem em grupo.

Amigas imperfeitas é um livro cheio de aventuras e descobertas, os personagens vão viajando para alguns lugares no Brasil o que nos dá uma vontade louca de viajar também, e a autora decidiu narrar bastante estas viagens e aventuras deles o que deixa a história ainda mais empolgante.

Já vou avisando que se forem ler, não se apeguem a tais casais, tudo na história pode mudar, ou não, confesso que fiquei shipando tal casalzinho, mas no final tudo se encaixa perfeitamente. Apesar de ser um romance água com açucar, o drama do livro é muito bom, todas as três meninas tem uma história a ser contada e duas tem um passado para superar, e tudo acontece em fases, os personagens não mudam do nada, afinal a OFI é para curar o passado e viver o presente acreditando no futuro.

Este é daqueles livros legais e simples de se ler, acho que é uma boa escolha para curar uma ressaca literária ou para quem está em busca de uma leitura mais leve e divertida.




Obs: Se você gosta de Legião Urbana, este livro é cheio de referencias e musicas da banda.


Espero que tenham gostado da resenha de hoje, fazia um tempo que não escrevia e bateu uma saudade rsrs.

Até a próxima postagem. 

Um comentário:

  1. Parece ser aquele livro divertido para um final de semana. Não sei porque não gosto muito dessa capa, mas a narrativa parece ser legal.

    www.queroserblogueira.com.br
    Blog pessoal: www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir