Resenha literária - A mensageira da sorte Fernanda Nia

Publicado em 04/03/2019


SINOPSE: " A SORTE É IMPREVISÍVEL.
Em pleno Carnaval carioca, durante uma confusão em um protesto contra a AlCorp – uma corporação que controla o preço dos alimentos e medicamentos no país – Cassandra Lira, ou Sam, passa a ser uma mensageira temporária no Departamento de Correção de Sorte (DCS), uma organização extranatural secreta incumbida de nivelar o azar na vida das pessoas. 

Para manter esse equilíbrio, os mensageiros devem distribuir presságios de sorte ou azar para alguns escolhidos. O primeiro "cliente" de Sam é justamente o seu vizinho e colega de classe, Leandro. O garoto é um youtuber em ascensão e a ajuda dela, na forma de uma mensagem sobre nada menos que paçocas, impulsiona Leandro a fazer um vídeo que o levará para o auge da fama. O que Sam não sabe é que o rapaz também é um ávido participante dos protestos contra os abusos da AlCorp, comprometido a expô-los em seu canal, independentemente dos riscos que possa correr, e a garota se vê obrigada a usar a sorte do DCS para protegê-lo.  Mesmo que não entenda por que foi escolhida para trabalhar para o Destino, logo ela se vê no meio de uma rede de intriga, corrupção e poder. 

Ainda lidando com a culpa pela morte do próprio pai e com seus sentimentos por Leandro, Sam embarcará na jornada de desmascarar a quadrilha que está deteriorando o sistema da Justiça, tanto a natural quanto a extranatural, e fazer com que a balança do Destino se equilibre outra vez."

Gênero: ficção - Páginas: 424 - Publicação: Plataforma 21 - Classificação: 5 estrelas
Compre na: Amazon

📧 Mensageira da Sorte foi o livro escolhido para a leitura coletiva que eu fiz agora em fevereiro com a meninas da #andorinhasbooks, organizada pela @meus_livro. Mais uma vez, a literatura nacional mostrando a sua força!

📧 Um romance jovem adulto que nos mostra um Brasil em conflito e uma juventude indignada com a situação e empenhada em mudar o país. Parece um sonho, né?
📧 Cassandra ou Sam era uma jovem, morando com sua mãe no Rio de Janeiro. Após perder o pai e passar por um período bem complicado de isolamento e depressão, Sam e sua mãe resolveram deixar Petrópolis e voltar a morar no Rio de Janeiro, na esperança de que em um local diferente as lembranças não surjam tão frequentemente e elas possam ter uma vida nova.

"Não pense no que não pode mudar, mas sim no que pode."

📧 Nessa época, o Rio é palco de muitas manifestações contra uma grande empresa que abusa de seu poderio, aumentando muito o preço dos produtos quando bem entendem e  disponibilizando o que querem para a população, além de estar envolvida em vários casos de corrupção.

📧 Em decorrência dos conflitos, muitas pessoas se ferem, morrem ou se traumatizam.

📧 Sam é escolhida então pelo "Destino" para ser uma mensageira da sorte, trazendo um pouco de sorte para essas pessoas em meio a esse ambiente hostil. A intenção é equilibrar a balança de sorte-azar das pessoas.

"A cada mensagem que você entrega a um necessitado, ele fica um pouquinho melhor do que era antes."

📧 Nesse período, ela conhece Leandro e Ivana, que são pessoas completamente envolvidas nessa movimentação em busca de justiça. Leandro é youtuber e Ivana, sua melhor amiga, ajuda ele nas gravações. Ambos estão diretamente ligados à toda a trama da empresa.

📧 Tentando superar os traumas, viver uma paixão, e melhorar a vida das pessoas, Sam tenta se superar a cada dia tentando a tão almejada justiça para a população.

"A lei máxima que rege o Destino é o livre-arbítrio dos humanos para mudá-lo. A escolha final é sempre nossa."

"Às vezes, pessoas que gostamos vão embora da nossa vida. É normal chorarmos a sua perda, mas devemos lembrar que, assim como elas nos deixam, outras sempre aparecem mais adiante para nos acompanhar. Pode não ser a mesma coisa, já que nenhuma alma é perfeitamente substituível ao coração, mas é sempre reconfortante saber que, não precisamos seguir pelo nosso caminho sozinhos. E que quando você cair, em algum lugar sempre vai haver uma mão te oferecendo ajuda para levantar de novo."
📧 Lendo esse livro, a gente tem até um pouco de esperança que o Brasil mude.... Dá aquela vontade que tudo tenha sido real, que a gente acabe com a corrupção e que a vida da gente mude para melhor.

📧 Gostei muito desse livro que , apesar de ficção, nos faz pensar um pouco na situação do nosso país.


3 comentários:

  1. Olá! Essa é a primeira resenha que vejo desse livro, achei essa trama bem interessante, fiquei super curiosa em conferi isso tudo que foi dito aqui.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Leia sim, não vai se arrepender!!!

    ResponderExcluir
  3. Patrícia!
    Diante da situação política do nosso país, poder ler um livro que traz uma fagulha de esperança para o futuro, é refrescante... pena que é apenas uma ficção, né? Ficamos sempre torcendo para que possa se tornar realidade.
    Deve ser um livro bom.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir