Resenha literária: O assassinato no expresso oriente - Agatha Crishie

Publicado em 25/03/2019


Sinopse: "Nada menos que um telegrama aguarda Hercule Poirot na recepção do hotel em que se hospedaria, na Turquia, requisitando seu retorno imediato a Londres. O detetive belga, então, embarca às pressas no Expresso do Oriente, inesperadamente lotado para aquela época do ano. 
O trem expresso, porém, é detido a meio caminho da Iugoslávia por uma forte nevasca, e um passageiro com muitos inimigos é brutalmente assassinado durante a madrugada. Caberá a Poirot descobrir quem entre os passageiros teria sido capaz de tamanha atrocidade, antes que o criminoso volte a atacar ou escape de suas mãos."





Gênero: Policial - Páginas: 200 - Publicação: HaperCollins - Classificação: 4 estrelas

Compre na: Amazon  - Magalu - Skoob



Olá leitores, como estão?

No mês de fevereiro o clube literário do blog intitulado - Chá literário com cerca de 18 participantes - leram o livro O assassinato no expresso oriente da famosa autora Agatha Cristhie. O livro foi adaptado para o cinema em 2017 e tem resenha aqui no blog também. 


Agatha Cristhie é uma das autoras do genero policial mais conhecidas e admiradas, com inumeros livros publicados a partir dos anos de 1920. Carinhosamente a chamam de "Rainha do crime", isso porque seus livros são muito bem feitos, ainda mais para uma mulher do inicio do século XX. 

Quero muito trazer um post falando mais sobre a autora, a vida dela é super interesante e curiosa, até mesmo inspiradora, mas hoje vamos falar sobre o seu livro O assassinato no expresso oriente que é o primeiro que eu leio. 

Bem, para começar devo dizer que assisti ao filme primeiro, então logo sei o que acontece no final, mesmo assim fiquei super ansiosa para ler o livro, já que Agatha é bem famosa. A diferenças entre o filme e o livro, mas nada que atrapalhe um ou o outro, são artes diferentes. 
O detetive Poirot está em uma viagem, tentava descasar depois de trabalhar bastante. Sendo um detetive muito famoso acaba conhecendo muitas pessoas, era uma época onde os expressos estavam cheio e não havia mais vagas, então Poirot revê um amigo que trabalha no expresso e consegue uma vaga, o passageiro não havia chegado e o expresso já estava prestes a sair.

A  viagem duraria 3 dias e era uma época de muita neve e tempestades, então logo a viagem poderia demorar um pouco mais. O primeiro dia de passa e vemos as muitas pessoas de origens, lugares, classes diferentes em apenas um trem.



Em meio a uma leitura Poirot é interrompido por um homem que está assustado a procura de um detetive para protege-lo pois alguem quer mata-lo. O detetive fica intrigado e não aceita, está tirando um tempo de folga, e que perigo tinha ali no expresso?

Até no dia seguinte se descobre que o tal homem morreu. Um assassinato em meio ao expresso oriente e agora Poirot tem que resolver este misterioso assassinato. 

Entrevistando cada pessoa no expresso, o detetive faz perguntas como onde e o que cada um estava fazendo na noite anterior, mais ou menos no momento da morte, lembrando que tinha um médico e havia feito a pericia assim como Poirot.


Durante toda a entrevista com cada um dos passageiros, podemos tentar descobrir quem é o verdadeiro assassino e se o que dizem é verdadeiro e condiz com o que os outros dizem e com toda a cena do crime. 

O mistério é solucionado e é realmente assustador, e depois de revolver Poirot vai embora pois já não a mais nada a fazer ali. 
É um livro que no começo não te prende ou talvez te prenda de primeira, mas quando vai chegando para o final depois do assassinato e onde as entrevistas e investigações começam a historia vai ficando interessante de mais porque você vai tentando tirar suas proprias conclusões sobre a historia até chegar no final do livro e descobrir a verdade e ficar realmente chocada.

Uma das coisas que mais me intrigou foi o final, estava esperando mais algumas paginas e daí, pof, acabou assim mesmo, revelando o assassino e o detetive indo embora pois não havia mais nada para fazer. 

Outra coisa que gostei foi os personagens, sim é meio bagunçado quando você está lendo, são muitos personagens e eles são diferentes, é legal anotar, a leitura fica mais fácil neste quesito, não atrapalha em nada. Gostei dos personagens, achei que ficou bem real mesmo, amei o Poirot e seu jeito de detetive, a construção narrativa tambem é muito boa.

Não é o melhor livro que já li na vida, mas é um bom livro principalmente para quem gosta do gênero, o livro é curto e rápido de se ler, a escrita da autora não é complicada e dá perfeitamente para compreender toda a historia. 

É isso por hoje, espero que tenham gostado da resenha e até a próxima.

3 comentários:

  1. Interessante ver sua opinião. Nunca li nada da autora mas vejo sempre muitos elogios à todos os livros.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hey, Jady!

    Adorei a sua resenha e o jeito com que você ficou admirada pela autora. Eu já a conhecia por ter lido alguns de seus livros, mas ainda não tinha lido esse. Fiquei feliz por ter a oportunidade de ler um dos livros de uma das minhas autoras favoritas. Tenho que dizer que o livro realmente não me atraiu de início, mas com tempo ele foi atraindo a minha atenção. E o final foi mesmo surpreendente.

    Mesmo eu gostando do Poirot, eu afirmo com veemência de que eu prefiro a Miss Marple! Fico triste por haver poucos livros com ela, mas essa detetive é incrível e também é investigadora da minha história favorita da Agatha Christie: Um Corpo na Biblioteca, eu recomendo. Tanto que ela (Miss Marple) foi citada em A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata quando uma das personagens desse livro foi comparada com a detetive após desvendar uma fraude.

    Gostaria muito de assistir o filme também, assim que puder.

    XOXO, Cah!

    ResponderExcluir
  3. Jady!
    Agatha Christie é uma companheira literária desde a época da minha adolescência, quando li todos os livros dela.
    Desde o ano passado, tenho feito releituras e tenho tido momentos de prazer, porque depois de décadas, é como estar lendo pela primeira vez.
    Adoro o Poirot e aqui ele tem papel fundamental em todo enredo, digo isso porque tem alguns livros que aparece lá pelo meio só e aqui ele está presente desde o início.
    Quero ver se assisto o filme, porque ainda não consegui.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir