Desafio Literário - Rory Book Chalenge

Publicado em 08/01/2019


Quem já assistiu Gilmore Girls sabe que a Rory Gilmore ama livros, sua mochila é cheia deles, tem o do ônibus, o do almoço, o da volta pra casa, o do intervalo, tem livro para cada ocasião.

Quem é leitor apaixonado vai se identificar com a personagem em vários momentos e é por isso que uma pessoa, não sei dizer ao certo quem, listou todos os livros citados nas 7 temporadas de Gilmore Girls, sejam os livro que aparecem ou são citados apenas.

Faz um tempinho que venho tentando organizar este desafio, mas é muito livro, então é um projeto para a vida toda.

Pensando nos livros que vou ler neste ano de 2019, os lançamentos que quero ler ou livros que vou ler com toda certeza, listei apenas 5 livros da lista para ler. (É claro que vou ler mais que estes 5, já que Jane Austen tambem está na lista e temos o Projeto de Leitura lendo Jane Austen)

Vamos a minha lista:

O sol é para todos - Harper Lee

"Um livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça.

O sol é para todos, com seu texto “forte, melodramático, sutil, cômico” (The New Yorker) se tornou um clássico para todas as idades e gerações."



O diário de Anne Frank - Editada por Otto Frank e Mirjam Pressler

"O depoimento da pequena Anne Frank, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Seu diário narra os sentimentos, medos e pequenas alegrias de uma menina judia que, com sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocausto.

Lançado em 1947, O diário de Anne Frank tornou-se um dos maiores sucessos editoriais de todos os tempos. Um livro tocante e importante que conta às novas gerações os horrores da perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Agora, seis décadas após ter sido escrito, este relato finalmente é publicado na íntegra, com um caderno de fotos e o resgate de trechos que permaneciam inéditos. Uma nova edição que aprofunda e aumenta nossa compreensão da vida e da personalidade dessa menina que se transformou em um dos grandes símbolos da luta contra a opressão e a injustiça. E consagra O diário de Anne Frank como um dos livros de maior importância do século XX. Uma obra que deve ser lida por todos, para evitar que atrocidades parecidas voltem a acontecer neste mundo."


1984 - George Orwell
"Ao lado de A Revolução dos Bichos, o livro 1984 é um dos mais famosos de George Orwell. A obra já ganhou versões de filmes, minisséries, quadrinhos, traduções para 65 países, e uma polêmica fama, que não é à toa! Em seu último romance o autor criou um personagem chamado Winston, que vive aprisionado em uma sociedade completamente dominada pelo Estado. Essa submissão ao poder, é relatada, inclusive, na rotina desse personagem, que trabalha com a falsificação de registros históricos a fim de satisfazer os interesses presentes. Winston, contudo, não aceita bem essa realidade, que se disfarça de democracia, e vive questionando a opressão que o partido e o Grande Irmão exercem sob a sociedade. A inspiração do livro vem dos regimes totalitários dos anos 30 e 40 e, é assim, sob a ótica da ficção, que o autor faz com que seus leitores reflitam sobre o sistema de controle, que depois de tanto tempo ainda é muito questionado."

Eloise - Kay Thompson's
"A vida agitadíssima de Eloise, uma menina de seis anos que mora num hotel chique de Nova York e passa o tempo todo cumprindo um mandamento que ela mesma inventou: "Não é permitido sentir tédio"."






Romeu e Julieta - Shakspeare
"Há muito tempo duas famílias banham em sangue as ruas de Verona. Enquanto isso, na penumbra das madrugadas, ardem as brasas de um amor secreto. Romeu, filho dos Montéquio, e Julieta, herdeira dos Capuleto, desafiam a rixa familiar e sonham com um impossível futuro, longe da violência e da loucura. “Romeu e Julieta” é a primeira das grandes tragédias de William Shakespeare, e esta nova tradução de José Francisco Botelho recria com maestria o ritmo ao mesmo tempo frenético e melancólico do texto shakespeariano. Contando também com um excelente ensaio introdutório do especialista Adrian Poole, esta edição traz nova vida a uma das mais emocionantes histórias de amor já contadas."

São todos livros que quero muito ler, isso faz tempo, quem sabe neste ano não desentulho a minha longa lista.

São 339 livros, é um desafio pra vida.
Confira a lista completa: https://amulherqueamalivros.blogs.sapo.pt/lista-traduzida-completa-desafio-de-192031

É isso, confiram a lista completa dos livros.

Até a próxima postagem.

2 comentários:

  1. Também já tenho uma lista de livros para ler nesse ano, até agora não são muitos, mas vai ser aumentada com o passar dos dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema é sempre este, nossa lista sempre aumenta. kkk
      Mas isso é bom, mostra que tem muitos livros bons que ainda não lemos.

      Beijos, Jady Santos

      Excluir