Dica de Livros que Viraram Filmes ou Séries

Publicado em 01/11/2018


dica de livros

Olá, como estão? 

O feriado está chegando e eu decidi trazer para vocês algumas dicas de filmes e série. Depois da longa maratona que durou quase o mês todo, nada melhor do que se perder na tela de uma tv ou notebook vendo algum filme ou fazendo maratona de série. 

O legal é que tem varias adaptações literárias, até mesmo de filmes que você não sabia que era livros. Mas também tem filmes que viraram livros, mas isso vai ser assunto para outra postagem.

Juntei 3 filmes e 3 series que são baseadas em livros, confere a lista.
As séries:

Howards End

Adaptada recentemente pela maravilhosa BBC (que tem varias adaptações de livros clássicos.) Howards End é uma mini série com apenas 4 episódios estrelada por Hayley Atwell. Tambem tem uma versão em filme que teve sua estreia em 1992 estrelada por nada mais que Emma Thompson

O livro/série conta a historia de três famílias, mas especificadamente de Margaret e Helen, duas irmãs, aparentemente uma delas fica noiva e recebe uma herança, a bela casa em Howards End. Vai contar basicamente a luta entre as classes daquela época, o século XX, e as dificuldades e benefícios daquela época.


Não li o livro ainda, por isso não assisti a série, mas se tratando de BBC deve ser muito boa. Falando nisso, agora em novembro no clube de leitura vamos ler Howards End e você está convidado para participar, é só mandar um direct para o instagram do blog. (link aqui). 

Pretty Little Liars 

Provavelmente você já sabe que está série é baseada em livros, ao todo são 16 livros e 3 especiais e a série de tv tem 7 temporadas, 160 episódios. Eu só assisti a série e curti muito, é daquelas que é muito boa para fazer maratona em feriado. Ainda não li os livros, mas pretendo, sei que deve ser um tanto diferente, mas deve ser bom tanto quanto.


A historia é focada em quatro garotas e a morte de uma, mas algo atormenta as quatro garotas vivas quando elas recebem mensagens de -A que sabe todos os segredos de cada uma, até os mais secretos. A série vai se desenrolando em busca de descobrir quem é -A, e nesta trajetória tem romance, drama, família, brigas, intrigas, mortes e outras coisas bem básicas, só que não rsrsrs. 

Chesapeack Shores

Uma série muito amorzinho. Estou assistindo a terceira temporada e ainda me defino apaixonada pela família O'Brian. A série de tv tem 3 temporadas, 29 episódios atualmente e ainda está sendo produzida - o que fico muito feliz. 

A série é baseada nos livros da Sherryl Woods com 13 livros publicados, mas infelizmente ainda não foram trazidos para o Brasil, mas tem outros livros da autora publicados pela Harlequin

A série conta os dramas da família O'Brian que se reencontram depois de muito tempo, todos voltam a Chesapeack Shores e relembram historias, alem de criar um futuro melhor deixando algumas magoas do passado para trás. Simplesmente fofo e sem coisa de interior. 

Agora vamos aos filmes: 

Quatro amigas e um jeans viajante


Eu só assisti pedaços do primeiro filme isso na sessão da tarde, mas está na minha meta de filmes para 2019, com certeza. O que muita gente não sabe é que os filmes são baseado em um livro com mesmo nome escrito por Ann Brashares

O primeiro filme é baseado no primeiro livro, já o segundo filme é baseado nos três outros livros escritos pela autora. O legal é que todos os 4 livros já foram publicados no Brasil. 

Coraline e o mundo secreto


Amo esse filme, é talvez o único filme de terro que eu goste. Talvez por ser um terror infantil, mas dá medo viu, aquela mulher aranha esquisita com os botoes nos olhos é sinistra.  O legal é que o filme é baseado no livro escrito por Neil Gaiman com o titulo de Coraline. 

A adaptação é bem fiel, apenas com algumas mudanças, eu mesma achei o livro mais aterrorizante que o filme, mas eu já havia visto o filme então poderia imaginar como era os personagens. Tanto o livro quanto o filme são muito bons, quem leu e assistiu concorda comigo. 

Conta basicamente a historia de uma menina, Coraline que está tendo problemas com seus pais, coisas da adolescência e de seus pais serem pobres, e acaba encontrando uma boneca e uma portinha pequena na nova casa. Ela encontrou a chave e abriu a porta entrando no túnel encontrando uma outra realidade com seus pais perfeitos, era como se fosse um sonho e se ela quisesse ficar ali teria que costurar os botoes nos olhos. Vemos a trajetória dela por esta "aventura"

Ensaio sobre a cegueira

Descobri faz pouco tempo que o clássico livro de José Saramago, Ensaio sobre a cegueira, foi para as telas do cinema em 2008. Não li um livro nem assisti o filme ainda, mas já vi algumas resenhas do livro e vi a sinopse do filme, parece muito boa. 

A historia pode parecer meio confusa, porque as pessoas vão ficando cegas pouco a pouco e vão no oftalmologista. O governo manda coloca-los na quarentena pois acha que é uma epidemia. Todos ficam cegos menos uma mulher, a esposa do oftalmologista que finge estar cega e entender o que estava acontecendo.

Gostaram das dicas? Em breve vou fazer uma postagem sobre filmes que viram livros. 

Até a próxima postagem.  

2 comentários:

  1. Oi Jady
    Gostei das dicas, normalmente me baseio nelas para escolher minhas séries e filmes. Já conhecia o filme Quatro amigas e um jeans viajante e a série Pretty Little Liars, pois minha filha tem todos os livros e viu toda a série. Confesso que o que mais me agradou foi Howards End, que é a minha cara.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gisela,
      Fico feliz que tenha gostado das dicas.
      Howards End é muito minha cara também, amo romances de época e amei o trailer da série.

      Beijos,
      Jady

      Excluir