Resenha literária: Amor nos tempos de Ouro - Marina Carvalho

Publicado em 25/06/2018


Olá leitores, como vão? 

Sinopse:  "Sabes que nunca me apaixonei, maman, mas se porventura o tivesse feito, seria por alguém como ele?"
Cécile Lavigne perdeu todos os que amava e agora está sozinha no mundo. Ela, uma franco-portuguesa que ainda não completou vinte anos, está sendo trazida ao Brasil pelo único parente que lhe restou, o ambicioso tio Euzébio, para casar-se com o mais poderoso dono de terras de Minas Gerais, homem por quem Cécile sente profundo desprezo. Após desembarcar no Rio de Janeiro, Cécile ainda precisará fazer mais uma difícil viagem. O trajeto até Minas Gerais lhe reserva provações e surpresas que ela jamais imaginaria. O explorador Fernão, contratado por seu futuro marido para guiá-la na jornada, despertará nela sentimentos contraditórios de repulsa e de desejo. Antes de enfim consolidar o temido casamento, Cécile descobrirá todos os encantos e perigos que existem nessa nova terra, assim como os que habitam o coração de todos nós. Com o passar dos dias, crescerá dentro dela a coragem para confrontar todas as imposições da sociedade e também o seu próprio destino.

Gênero: Romance historico | 328 paginas | Editora Globo AltClassificação 4 estrelas, um romance apaixonante.

                                Compre na: Americanas * Amazon * Submarino * Saraiva

Foi procurando livros novos que me deparei com a capa deste livro. Encantadora, bem trabalada, alem de já demonstrar ser de época; este é daqueles livros que mesmo sem ler a sinopse já dá vontade de comprar. 
Sem ver resenha alguma começo a degustar as paginas deste livro onde me vejo e sinto na época, em um Brasil diferente e que ainda havia muito a se explorar. Não daqueles romances que só tem o romance, este tem uma historia, varias vidas que eram importantes, mas que nem sempre se davam valor. 
Cécile tem descendência portuguesa e francesa, e depois de uma tragédia se vê obrigada a ir para a casa do tio que fica no Brasil, Rio de Janeiro de 1800 aproximadamente. Prestes a completar 21 anos teria toda a fortuna da família em suas mãos, mas isso seria impossível pois foi obrigada a se casar com um senhor que morava em Minas Gerais.


Fernão um rapaz que já viveu bastante para sua idade fica encarregado de leva-la até o senhor. Ele não compreendia o porque de uma jovem e bonita moça se casar com um homem como aquele, mas ao conhecer Cécile descobriu que a jovem não tinha opção. 

Coisas vão acontecendo conforme a viajem acontece, eles não estão sozinhos, viajam com vários negros e outras pessoas. Na casa do senhor acontece muitas coisas e conhecemos mais sobre Fernão e seu carácter. Até que um dia Cécile, Fernão e alguns escravos fogem, mas no que isso vai dar? Que romances vão acontecer? Quem vai morrer? - Obs:Esta morte me marcou muito, eu gostava do personagem.

Achei incrível descobrir mais sobre os escravos, como viviam na época. Não eram livres, mas o tempo que tinham sozinhos, só eles os negros e escravos, juntos faziam uma festa cheia de alegria porque era isso que importava, aproveitar e não se lamentar. 

Tem momentos bem fortes no livro, alguns me marcaram de uma forma que fiquei pensando como o ser humano é cruel e terrível, mas que ao mesmo tempo o ser humano é bondoso e amoroso, depende muito de pessoa para pessoa, não importa a cor, etnia, classe social, somos todos iguais. 

Outra coisa que gostei bastante foi o linguajar usado pela autora tanto na narração da historia quanto como os personagens falavam, alem de usar palavras desconhecidas por nós, mas tipicas de cada local, tanto da francesa quanto dos índios. 

Um romance muito encantador, verdadeiro e muito bonito, mostra que o tempo é importante para tudo, inclusive para conhecer, compreender e aprender um sobre o outro transformando em amizades e amores. 

Um dos livros mais incríveis que já li, é daqueles que deixam um quentinho no coração quando termina; o legal é que tem continuação da qual já quero ler. 

Fico muito orgulhosa de saber que uma escritora brasileira escreve tão bem e se preocupa com a historia, com o que quer transmitir. Sei que existem muitos outros escritores brasileiros muito bons e quero muito conhece-los, assim como os outros livros da Marina que com certeza são tão incríveis quanto este. 

Curtiu a resenha? Então deixe seu comentário. Beijo grande e até a próxima postagem. 

2 comentários:

  1. Oie, tudo bem?!

    Eu só leio comentários positivos a respeito dessa obra, eu já até tinha me esquecido dela... Mas seu post me fez querer dar uma chance ao livro. E já estou aflita só de saber que tem morte x_x

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo ótimo.

      Este livro é realmente muito bom mesmo, vale todos os comentários positivos. Mas é só lendo que você vai descobrir as emoções e sentimentos que este livro trás. Com certeza entra nas minhas leituras favoritas de 2018.
      Sobre a morte de tal personagem eu fiquei muito triste, mas não foi em vão que ele morreu.

      Indico muito esta leitura ;)
      Agradecida pelo comentário.

      Excluir