Resenha literária - Fazendo meu filme 1 -A estreia de Fani

Publicado em 17/11/2017


Nome:  Fazendo meu filme 1 -A estreia de Fani
Escritor: Paula Pimenta
Editora: Gutemberg
Nº paginas:  366
Classificação: 4 estrelinhas 

Sinopse: “Fazendo meu filme é um livro encantador, daqueles que lemos compulsivamente e, quando terminamos, sentimos saudade. Não há como não se envolver com Fani, suas descobertas e seus anseios, típicos da adolescência. Uma história bem-humorada e divertida que conquista o leitor a cada página.
Seja a relação com a família, consigo mesma e com o mundo; seja a convivência com as amigas, na escola e nas festas; seja a relação com seu melhor amigo e confidente. Tudo muda na vida de Estefânia quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. 
É sobre isto que trata este livro: o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. As melhores cenas da vida de Fani podem ainda estar por vir?”

Compre na:
Americanas Amazon Submarino Saraiva 


Quando era mais nova não curtia a literatura brasileira, tinha um enorme preconceito, achava que os livros eram entediante e que todo escritor brasileiro não saberia escrever um livro divertido e encantador do jeito que eu gostava. Isso acontece com muitas pessoas que ainda desconhecem a literatura nacional e vão pela ideia da maioria que nem se quer lê livros.


Certo dia uma amiga e ex professora me indicou uma serie de livros da qual ela tinha comprado e lido todos os quatro em uma semana, ficou me dizendo o quanto o livro era bom e encantador que eu precisava ler. Logo fiquei curiosa e pedi emprestado. Quando descobri que a escritora era brasileira fiquei contente pois estava amando o livro, e conforme o tempo passava eu a amava ainda mais, a Paula tem um jeito único de garota que cativa muitas meninas e meninos, talvez eu a admire pelo fato de gostarmos das mesmas coisas, mas também é pelo fato dela ser uma pessoa incrível.


Conforme fui crescendo minhas ideias foram mudando e descobri que tem muitos escritores brasileiros muito bons e bem conhecidos, é só descobrir e ler alguma obra do autor antes de jugar.

O papo ta bom, mas vamos partir para a resenha, em outro post falo mais sobre livros brasileiros e estrangeiros.


Fani é uma garota como qualquer outra. Era seu primeiro ano na escola nova, mas logo fez amizade, com uma garota chamada Gabriela, da qual era meio rebelde e um amigo chamado Leonardo do qual ela o tratava como um irmão muito chegado. Claro tinha outros amigos na escola, mas não como estes dois.


A historia se passa depois das ferias do meio do ano. Já estava bem acostumada com a nova escola e até tinha arrumado uma paixão a primeira vista, seu professor de biologia. Fazia de tudo para ser a primeira a chegar na sala e a ultima a sair, dava uma olhadelas e achava que seu professor também a olhava diferente, descobriu o numero do seu telefone e ficou ligando, mas sem falar nada o deixando curioso. 

Fani odiava seu nome, Estefânia, mesmo que outras pessoas não concordem. Apaixonada por filmes, tem uma enorme coleção de DVDs na sua casa dos quais não empresta para ninguém, se quiser assistir vai ter que ser na casa dela. Leo ia direto, quase todos os finais de semana e assim ficavam, horas assistindo filmes. Todo mundo dizia a ela que o Leo estava apaixonado por ela e só ela não percebia, pois estava cega de amor por seu professor. Mas algo abriu seus olhos, só que poderia ser tarde de mais.


Em meio a muitas loucuras, filmes assistidos, descobertas assustadoras sobre uma aliança, um namoro, um intercambio, coisas acontecem e o final nos deixam loucos para pegar o segundo livro e continuar naquela historia, saber se tudo vai dar certo no final. 


Eu amei este livro, foi o que me fez conhecer a Paula Pimenta e a forma incrível como ela escreve, como cria personagens tão bons e diferentes, historias tão criativas e curiosas, que ao terminar te deixam com vontade de bis. 

Se você ainda não leu, eu quero que compre o livro e leia, mas não compre só o primeiro, compre toda a coleção, porque o melhor livro é o quarto onde muita coisa acontece e suas emoçoes vão ficar a flor da pele. 

Grande beijo e até a próxima postagem.

Nenhum comentário