Resenha literária: A historia de Malikah - Marina Carvalho

Publicado em 09/01/2019


Sinopse: "Malikah conheceu muito cedo toda a crueldade de que o ser humano é capaz. Escravizada e trazida ainda criança da África ao Brasil, sofreu as mais diversas formas de violência, especialmente depois de ter engravidado de Henrique, o filho do dono da fazenda onde trabalhava. Mesmo sendo resultado de uma relação de amor, estar grávida de um de seus senhores era uma afronta aos homens da casa-grande, por isso Malikah foi duramente castigada e quase morta.
Malikah e seu bebê, Hasan, só conseguiram escapar com a ajuda de Cécile e Fernão, que lhes deram abrigo na Quinta Dona Regina, um lugar novo onde todos, brancos e negros, poderiam viver em liberdade. Porém, mesmo com a relutância de Malikah, Henrique continua por perto, arrependido por não ter protegido sua amada e tentando se aproximar de Hasan.
Mas como um homem que foi ensinado a cometer tantas atrocidades poderá dar a uma criança o amor incondicional? Apesar de Malikah ainda sentir algo por ele, é possível perdoar alguém que representa para ela tantos anos de injustiça e sofrimento?"



Gênero: Romance de época | 336 páginas | Globo Alt | Classificação 5 estrelas, um amorzinho arrebatador

 Compre na Amazon Saraiva Americanas

Sou uma fã da escrita da Marina Carvalho, definitivamente apaixonada por Amor nos tempos do ouro e A historia de Malikah, espero que tenha algum outro livro para dar sequencia porque já estou com saudades. 

A historia de Malikah é a sequência do livro Amor nos tempos do ouro (já resenhada no blog). No primeiro livro conhecemos Cécile e sua trajetória de chegada ao Brasil no século XVIII, a promessa de um casamento arranjado com um senhor terrivelmente malvado, uma fuga e um romance lindo e improvável inicialmente. 

Neste segundo livro conhecemos a historia de Malikah, uma mulher negra e escrava que fugiu junto com os outros escravos, Fernão e Cécile e teve uma reviravolta em sua vida no final do primeiro livro, algo que me fez chorar muito.
Intercalado em passado é passado e presente vamos a historia da pequena Malikah, veio muito nova para o Brasil e viu sua mãe passar por muitas coisas, mas teve a "sorte" de ser a escrava da mãe do dono da fazenda, então trabalhava com um "conforto", mas sofria nas mãos do dono. Ela com seus poucos anos, ainda criança fica amigo de Henrique, um menino branco e filho do dono, ao contrario do pai não tinha um preconceito e gostava de conversar com a menina, acabaram ficando bem amigos e se encontravam escondidos para brincar e conversar, mesmo que poucos minutos.

No presente vemos Henrique tentando se aproximar do filho Hasan, mas Malikah não quer isso, ainda está magoada com toda a situação, mesmo que tenha se passado vários meses e ele ter provado ter mudado. O amor acaba se tornando mais forte e os beijos de Henrique eram tão saborosos que ela não resistia, e aos poucos Henrique ia se aproximando de Hasan, como um amigo da mamãe e não um pai.

Cécile estava firme e forte em seu casamento e a pequena Barbara crescia forte e saudável, ela e Hasan eram grandes amigos e sempre brincavam juntos. Cécile tentava unir a amiga com Henrique, mas ela insistia que não daria certo, ele é branco e poderia ter qualquer mulher, e para ela branco e negro não se misturavam, mas ele estava disposto a mostrar seu amor verdadeiro.

Se fosse só isso seria fácil, mas algo acontece, o dono da fazenda que conseguiu sobreviver está querendo uma vingança e está tentando de tudo, ao mesmo tempo aparece uma garota branca no local onde os escravos e Fernão estavam. Henrique agora teria que se casar com a moça que seu pai escolheu e salvar seus amigos ou ficar no esconderijo e ficar com Malikah, mas acabaria os levando a morte. O que ele irá fazer pode custar a sua vida, mas o faria por amor.
É um livro que você vai passar por muitas emoções e o romance é bem construído, é lindo ver o quando Henrique ama Malikah e como o perdão dá um alivio na alma. As vezes é irritante ver Malikah sempre reclamando dizendo que não podem ficar juntos, que são diferentes e se distanciando, mas é compreensível já que ele a magoou tanto.

O mais legal é ver que o passado tem tudo a ver com o presente, vamos conhecendo cada um dos dois personagens e vendo Henrique protegendo a pequena menina e se apaixonando por ela, ao mesmo tempo tinha seu pai que o provocava, assim como foi legal ver a pequena menina crescendo e descobrindo os amores da vida.

Amo a escrita da Mariana, ela pesquisou bastante para escrever este livro, colocou referencias da cultura africana e algumas coisas da historia do Brasil, tudo acaba se tornando sutil e não é difícil compreender, é tão bonito ver a trajetória de cada personagem e da historia em si que me fez suspirar varias vezes.

Agora quero muito é ver a historia da Bibiana, ficou uma incógnita e quero muito saber mais sobre esta personagem que não teve sua historia contada, alem disso queria ver mais sobre a Barbara e o Hasan grandinhos, seria legal ter uma historia deles, mesmo que não fiquem juntos. Quem sabe não é?

O que acharam da resenha? Já leram o livro, o que acharam?

Até a próxima postagem.

2 comentários:

  1. Não conheço a série, mas conhecendo a história do segundo livro já percebi que são ótimos
    E estou apaixonado pela capa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia qualquer livro da Marina Carvalho, não irá se arrepender.

      Beijos, Jady Santos

      Excluir