Resenha Literária: Nerve - Jeanne Ryan

Publicado em 06/10/2018


resenha
Sinopse: Vee cansou de ser só mais uma garota no colégio, e quer deixar os bastidores da vida para assumir seu merecido posto sob os holofotes. E o jogo online Nerve, febre nacional transmitida ao vivo, pode ser o início dessa trajetória de sucesso. Basta que ela clique no botão “Jogador” em vez de “Observador” para entrar na disputa, que propõe, a cada etapa, um desafio novo. A adolescente acaba formando uma dupla imbatível com Ian, um garoto desconhecido com quem trava contato ao se inscrever em Nerve. Juntos, vão galgando posições no jogo. Mas, conforme os dois avançam na disputa, os desafios ficam cada vez mais complexos… e perigosos.


Gênero: Ficção Juvenil, Suspense Tecnológico, Ficção de Aventura | 304 páginas |
Editora Outro Planeta | Classificação:  — Muito bom!

Compre na: Amazon - Saraiva - Americanas


Venha acompanhar a resenha do livro que deu origem ao filme Nerve!


Nessa surpreendente obra da escritora Jeanne Ryan, temos uma narrativa contada pelo ponto de vista de uma adolescente que é atingida pela onda das redes sociais e dos realitys shows quando um jogo online do tipo "Verdade ou Desafio" se populariza pelo país. O livro critica, de forma envolvente, como a privacidade e as relações pessoais, com essa nova era tecnológica, foram substituídas pela superexposição nas redes socias para conquistar seguidores e pela grande demanda de entretenimento, que pode ser de algo engraçado até algo arriscado ou grave.

resenha
Blog O Que Que Eu Ia Falar? / Reprodução
Bem-vindo ao Nerve, um jogo semelhante ao "Verdade ou Desafio", mas sem o "Verdade". Os Observadores pagam para assistir, os Jogadores jogam para ganhar dinheiro e glória. Você é um observador ou um jogador? 

Nos primeiros capítulos do livro conhecemos Vee, uma adolescente do tipo clichê que prefere não chamar atenção e deixar os outros brilharem. Como é ela que narra esta história, vamos compreendendo cada vez mais sobre a vida dela e como é se sentir sempre nos bastidores. 

Viver se comparando com Sydney, a melhor amiga de Vee, também é difícil, porque ela está sempre nos holofotes enquanto Vee está sempre na sombra dela. Isso porque Sydney é o completo oposto de Vee; uma garota extrovertida, popular, que faz amigos facilmente e que ama se arriscar. Porém, isso não abala a amizade das duas.

Com o sucesso de Nerve, muitas pessoas começam a comentar sobre o jogo e o quanto as pessoas ficam famosas cumprindo os desafios. De início, Vee não se importa com o jogo e acha que é algo fútil. Mas tudo muda quando Vee sofre uma decepção amorosa e a sensação de ser invisível aumenta cada vez mais. Vee decide se arriscar e adentrar no Nerve como Jogadora. Com a ajuda de seu novo amigo, Tommy, que se inscreve como Observador, ela faz seu primeiro desafio.

resenha
Blog Aquele Clichê / Reprodução
❝ É difícil acreditar que pouco antes eu estava deprimida atrás de uma cortina empoeirada vendo minha melhor amiga me esfaquear pelas costas. E agora? Prêmios, diversão e dinheiro, talvez. Adoro esse jogo ❞

Além da critica contemporânea do livro, a história é muito interessante para quem gosta de uma boa combinação de thriller/suspense com romance. Isso porque as cenas de desafios do Nerve, como qualquer jogo comum, vão ficando cada vez mais difíceis; começam com desafios bobos como jogar água em si mesmo até conseguir dinheiro fingindo ser uma prostituta. Quanto mais longe os personagens principais chegam nos desafios, mais eles se tornam perigosos.

➤ Quer ver mais conteúdo desse tipo? Veja Dica de Série: Pretty Little Liars

Para aguentar a barra dessa disputa, nada melhor que um romance em meio a toda ação. Vee encontra Ian em seus primeiros desafios e eles seguem juntos como uma dupla imbatível. Toda essa agitação faz eles ficarem cada vez mais próximos. Esse tipo de romance fez diversos resenhistas ou leitores compararem esse livro com Jogos Vorazes de Suzanne Collins. De certa forma, os dois livros têm semelhanças, como na parte em que os personagens principais se conhecem e se apaixonam enquanto estão passando por situações de perigo ou que é necessário conforto.

Essa crítica e esse tipo de temática do livro foi o que me fez adorar essa ideia. Jeanne Ryan é o tipo de escritora que adora combinar um bom suspense com o mundo atual. Alguns elementos de Nerve me lembram muito o filme Controle Absoluto e o anime Sword Art Online, porém por Nerve ser uma ficção juvenil não foca tanto na ação.

Livro x Filme


resenha
Blog Livros e Fuxicos / Reprodução
Assim como Jogos Vorazes teve sua adaptação para o cinema, Nerve também ganhou espaço na tela grande. Eu vi o filme já faz um bom tempo, inclusive vi o filme antes fazer a leitura (ou saber da existência) do livro. Por isso acho que, quando li o livro, muitas coisas me pegaram de surpresa e me senti muito mais envolvida pelo livro do que pelo filme.


resenha
Sinopse: A tímida Vee Delmonico (Emma Roberts) é uma garota comum, prestes a sair do ensino médio e sonhando em ir para a faculdade. Após uma discussão com sua até então amiga Sydney (Emily Meade), ela resolve provar que tem atitude e decide se inscrever no Nerve, um jogo online onde as pessoas precisam executar tarefas ordenadas pelos próprios participantes. O Nerve é dividido entre observadores e jogadores, sendo que os primeiros decidem as tarefas a serem realizadas e os demais as executam (ou não). Logo em seu primeiro desafio Vee conhece Ian (Dave Franco), um jogador de passado obscuro. Juntos, eles logo caem nas graças dos observadores, que passam a enviar cada vez mais tarefas para o casal em potencial.


Gênero: Suspense | Nacionalidade: EUA | Duração: 1h37min |
Direção: Ariel Schulman, Henry Joost | Elenco: Emma Roberts, Dave Franco, Emily Made, etc | Classificação: - Bom!


Como já foi dito, já faz um bom tempo que eu assisti o filme, então li diversas resenhas para me relembrar e saber o que as pessoas achavam do filme. Na análise geral, é possível perceber que aqueles que leram o livro concordam que ele é melhor que o filme. Também é possível notar que uma grande parte das pessoas só gostou realmente do filme em seu desenvolvimento e clímax; a maioria não gostou do fechamento/conclusão.

O que eu gostei: a paleta de cores, ou seja, a direção de arte estava incrível no filme; a combinação da fotografia e do elementos tecnológicos do filme deram a ele um ar de Cyberpunk, na minha opinião. A música eletrizante que passa de modo simultâneo com os desafios mais empolgantes, nos traz essa sensação de adrenalina e ansiedade, o que me deixou mais dentro do filme. A evolução da Vee durante o filme, mas gostei só da parte em que ela ficou mais ousada. Gostei de como a Emma Roberts interpretou a Vee durante seu tempo de Jogadora, no meio do filme, e amei o Dave Franco interpretando o Ian, combinou muito com o personagem. Apesar do foco ser Vee e Ian, gostei muito do personagem Tommy, ele é um fofo! Gostei de como ele realmente se importa com as pessoas e meio que vira o salvador da pátria da história. Por último, mas não menos importante, a crítica do filme em relação à superexposição e o poder de decidir a vida de pessoas sem se importar com o quão cruel e perigoso isso possa ser.

No último quesito, vi pessoas reclamando do final do filme por ele tentar ser moralizante contradizendo tudo o que foi construído ao longo do filme. Mas creio que essa tentativa de mostrar o quanto achar que tem o direito de fazer o que quiser, só porque se esconde atrás de uma tela, é errado, foi mais uma mensagem para o público (que são jovens da era pós-internet) que vive essa realidade diariamente. Isso pode ter estragado o final do filme de certo modo? Pode, mas gostei da mensagem e achei bastante importante.


O que eu não gostei: Não gostei de como a Emma Roberts, na minha opinião, interpretou a Vee no seu momento pré-Nerve, ou seja, antes dela se tornar ousada. Apesar da Vee pré-Nerve ser bastante clichê e chata, senti falta desse lado que é importante para evolução da personagem. Falando em clichê, tanto no livro quanto no filme, os personagens principais são todos marcados com características clichês, mas creio que no livro eles vão se libertando de rótulos ao longo da história. Não gostei da divergência de desafios entre o livro e o filme; muitas pessoas que leram o livro concordaram que os desafios foram bem melhores ou mais tensos. Mesmo que o filme seja uma ficção juvenil, é notável que o filme se apega bem mais no romance entre Vee e Ian do que no livro, o que acaba fazendo com que o enredo e a crítica principal não sejam tão abordadas, assim como o desenvolvimento dos personagens. E, por último, não gostei do final do filme. Por quê? pois o meio do filme (que tantos gostaram) tem uma ideia genial e bem construída, é a parte mais interessante do filme; então, o final acaba de forma forçada a ter um "final feliz". Aquela sensação de acabar tudo de forma muito "fácil", ao invés de terminar de forma surpreendente, como deveria ter terminado de acordo com o clímax do filme, deixou a desejar.

Eu também não posso criticar tanto o final do filme, sem falar do final do livro. De todo o livro, o que as pessoas mais tiveram desgosto foi do final. A conclusão do livro também termina de maneira meio "fácil", não explica certas coisas que acabaram ficando de fora e traz uma sensação de que o livro terá uma continuação, mesmo não tendo (ainda. Vai que...). 

Não achei que o livro terminou de forma tão "fácil", deu pra sentir que os personagens adquiriram um trauma com esses eventos do Nerve, além de relatar que eles ainda eram perseguidos porque ficaram famosos. Também não gostei de terem coisas que não foram explicadas, caso tivesse um segundo livro até dava pra perdoar, mas não tem. E esse final, pra mim, de certa forma foi genial, porque me lembra os finais de filmes ou contos de terror. Não que o final seja apavorante, mas ele é intimidante. Acho que se tivesse uma continuação seria incrível!



Eu recomendo fortemente que, pra quem não leu e nem viu o filme, leiam o livro antes e vejam o filme depois. Essa foi apenas a minha opinião sobre ambos, por isso aconselho vocês a verem e tirarem suas próprias conclusões. O livro é muito bom, apesar de não ter agradado em algumas coisas, e o filme tenta o máximo possível incorporar o livro enquanto tenta chamar a atenção do público. Adorei ler o livro e compartilhar ele aqui com vocês!

Se você já leu o livro ou viu o filme, comente aqui embaixo o que achou! Mas sem spoiler, viu?

Nenhum comentário