Resenha literaria: Uma longa jornada - Nicholas Sparks

Publicado em 04/07/2018


Sinopse: "Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra e seus efeitos sobre eles e suas famílias.
Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga até um rodeio. Lá é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição. Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família.
Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder. Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida."

Gênero: Romance | 368 paginas | Editora Arqueiro | Classificação 4 estrelas, um romance fofo e cheio de aprendizado.


                                Compre na: Americanas * Amazon * Submarino * Saraiva

O primeiro livro do Nicholas que li foi um dos mais famosos - A ultima musica que tem o filme estrelado pela Miley Cyrus. Lembro de ter gostado bastante da leitura, também pelo fato de ser apaixonada por romances, só que não foi só isso, não é atoa que este autor é famoso, seus livros tem uma historia incrível e uma tragetória gostosa de ser lida, mesmo que no final alguém morra.

Desde de então não havia lido mais nenhum livro até comprar Uma longa jornada na revista da Avon em edição económica. Ficou meses parado até eu realmente pegar para ler. Conforme lia as paginas e descobria o que iria se passar na historia eu me apaixonava pelos personagens e como o autor aos poucos ia contando coisas dos personagens. Esta leitura com certeza foi uma das melhores deste ano pela sensação que tive ao ler. 

Ira é um senhor de 91 anos que passou por muitas coisas na sua vida. Um amor o fez ter uma linda felicidade durante sua tragetória na terra, mas teve que passar por muitas coisas que foram consequências de outras das quais teve que enfrentar. Foi a guerra, teve um concorrente para conquistar Ruth, o relacionamento dos pais e uma doença que o fez não dar o melhor presente a sua esposa.


A historia começa com este acidente, Ira com seus 91 anos e dirigindo sozinho em meio ao inverno sofre um acidente em um lugar complicado de alguém o acha-lo, desde então sente as dores do corpo por causa da idade e do acidente. Acabou visualizando sua esposa morta a anos, lembrou de passagens da sua vida conforme conversava com a fantasma da esposa e se questionava porque ainda não havia morrido. 

Nesta tragetória também conhecemos Sophia, uma garota jovem que está na faculdade e acabou de sair de um relacionamento meio abusivo onde seu ex a ficava perseguindo. Sua amiga e colega de quarto era bem festeira e a levou a uma festa de rodeio. Lá encontrou o ex e tiveram uma discussão, foi quando um rapaz a salvou e dominou o ex de Sophia. Foi assim que Luke a conheceu e logo se apaixonou pela menina, ainda mais depois das conversas. 

Conforme a historia passa vemos um pouco de cada personagem, Ira, Sophia, Luke, cada um com seus problemas e como resolveram cada um deles, até que no final compreendemos como todas as historias se unem. É simplismente lindo de ver. 
Me apaixonei pelo final deste livro, como tudo se encaixou. Durante todo o livro temos as duas partes, a do Ira e a da Sophia e Luke, e eu ficava pensando como estas historias vão se cruzar até que no final uma surpresa misturada com a atitude de um bom coração te faz compreender tudo.


É como se estivesse assistindo a um filme muito bom. A escrita é bem gostosa, dá vontade de passar a tarde lendo e não parar até descobrir o final, e as historias são muito intrigantes, você quer saber o que aconteceu no passado de cada um e o que isso interfere no presente. 

Super indico Uma Longa Jornada, agora só preciso assistir ao filme, e já me disseram que é diferente, mas sendo bom tanto quanto, não vejo problema. 
  


Nenhum comentário