Resenha literária: A abadia de Northanger - Jane Austen

Publicado em 20/06/2018



O primeiro clássico da Jane Austen que leio <3

Sinopse: "Escrito quando Jane Austen era muito jovem e publicado postumamente em 1818, 'A Abadia de Northanger' é uma comédia satírica que aborda questões humanas de maneira, tendo como pano de fundo a cidade de Bath. O enredo gira em torno de Catherine Morland, que deixa a traquila e por vezes tediosa vida na zona rural da Inglaterra para passar uma temporada na agitada e sofisticada Bath do final do século XVIII. Catherine é uma jovem ingênua, cheia de energia e leitora voraz dos romances góticos. O livro faz uma espécie de paródia a esses romances, especialmente os escritos por Ann Radcliffe."



Gênero: Romance historico | 303 paginas | Editora Martin Claret | Classificação 4 estrelas, uma leitura divertida

                                Compre na: Americanas * Amazon * Submarino * Saraiva

Não é de fato o primeiro que leio, mas é o primeiro que termino. Comecei a ler Emma, mas acabei não terminando, não porque o livro é ruim, mas porque é grande ou talvez porque eu não estava no clima, e gostei mais de Emma do que da Anadia, mas também amei a Abadia, tem lá seus encantos e uma historia da época que descobri depois de assistir um vídeo no youtube que vou deixar no final do post.


A historia começa conhecendo os personagens, principalmente a principal, Catherine, que é uma jovem moça de 17 anos vai com os vizinhos até Bath, um lugar onde pessoas se encontram em bailes e festas.

Nestas festas depois de um tempo acaba conversando com um jovem rapaz chamado Henry Tilney que tinha seus próprios pensamentos e que gostava de conversar com a moça, ambos. Nisso também conheceu Isabela que tinha o mesmo gosto literário, o gótico, gênero na época muito famoso.

Mas ela não conhece só Isabela, também se torna amiga de Eleanor Tilney, irmã de Henry e se tornam grandes amigas. Na historia vemos como cada amizade vai interferir na vida de Catherine, qual delas é verdadeira amiga e não apenas uma interesseira. Ao longo da historia vamos descobrindo.

Parte da historia da historia se passa em Bath e outra na Abadia de Northanger onde moram um dos personagens e lá Catherine se sente e se deixa influenciar nos livros góticos que tanto ama.
No final acontece muitas reviravoltas e revelações que deixa o livro muito divertido, ainda mais quando ela está na Abadia. O romance vem de forma simples e sutil que com o tempo vai se aprimorando, mas que desde de o inicio já percebemos.


Gostei bastante dos personagens foram bem construídos e tem uma coisa que gosto, odiar personagem e neste livro se preparem vão odiar uma e ficar com dó de outro. Fiquei com certeza apaixonada pelo Sr. Tilney, ele é muito divertido e um homem a frente da sua época digamos, gosta das mulheres fortes e não critica os tipos de leitura, isso alem de contar boa historia. Achei ele incrível assim como sua irmã Eleanor que é uma fofa.

Agora só preciso assistir ao filme e recordar das cenas maravilhosas deste livro que só a Jane Austen consegue fazer, estou me apaixonando pelos seus livros. Qual será o próximo?


Agradeço por terem lido esta resenha. 
Até a próxima postagem. Beijos. 

Nenhum comentário