Livros que abandonei

Publicado em 13/04/2020



É bem provável que você leitor já pegou um livro, leu algumas paginas e se deu conta de que não estava entendendo nada ou que sua cabeça estava em outro lugar, ou até mesmo, que não sabia porque estava lendo aquele livro?! Bem vindo ao clube dos livros que abandonei. Não é fácil abandonar um livro (ao menos para mim), por pior que seja a história naquele momento, ainda assim você quer saber o que acontece no final e que trajetória o livro nos leva, ou até mesmo saber se tudo aquilo melhora. Recentemente descobri que temos momentos para tudo, em relação a leitura ou não, mas isso fica para outro post.

Basicamente tudo tem um tempo certo, temos que entender nossas prioridades atuais e entender o que está nos incomodando, porque a leitura não está rendendo ou não estamos entendendo nada. É tudo uma questão de tempo e compreensão.


São poucos os livros que abandonei, geralmente leio livros mais leves, romances mais simples, as vezes encontro o momento perfeito para certos tipos de leituras, porém, alguns livros ainda não consegui finalizar. São estes:

O morro dos ventos uivantes – Emily Brönte


Faz dois anos que tentei ler O morro dos ventos uivantes, já sabia da fama do ‘odeio ou amo’, geralmente você ama os personagens, mas odeia a história, ou odeia tudo como um todo. Por isso mesmo fiquei intrigada, queria dar a minha própria opinião sobre o livro e recentemente havia descoberto que havia um exemplar antigo na biblioteca da faculdade. Primeiramente, não foi por conta da escrita que abandonei o livro, isso porque já havia lido Viagem ao centro da terra que foi publicado no mesmo ano e havia gostado bastante da história, o que me incomodou mesmo foi ficar sem entender nada. Para falar a verdade não lembro bem da história, mas tinha cavalos e uma casa, acho que a história tinha a ver com um quarto e personagens, e tinha o frio também, só me lembro de que não queria passar mais nenhum momento com aquela história, sentia que estava me bloqueando a ler outros livros. Foi então que devolvi para a biblioteca da faculdade. Quem sabe um dia eu volte a ler...

O instituto – Stephen King


Todo mundo já deve ter ouvido falar deste autor, muitos já leram ou assistiram alguns dos filmes baseados em seus livros como It a coisa, mas meio que este não é o tipo de livro ou filme que leio ou vejo, mas confesso ficar curiosa com a forma que ele escreve, todos elogiam muito a sua escrita. Foi assim que em outubro de 2019 no nosso clube de leitura Chá Literário, decidimos ler O instituto e fiquei superanimada. Li as primeiras paginas e fui gostando bastante, o livro te prende e você quer descobrir o que vai acontecer com o menino, mas então começa a ficar entediante e eu comecei a enrolar muito para ler, a história não rendia e com 33% de leitura acabei abandonando o livro. Não é que a história seja ruim, mas acho que estava dando muitas voltas em um mesmo assunto e não respondia nada, o que não é ruim, mas dar voltar no mesmo assunto e não acontecer nada de interessante me deixou bloqueada. A escrita do autor é diferente, eu gostei bastante, te faz prender na história, por isso tenho muita vontade de voltar a ler este livro novamente um dia quem sabe.

O conto da Aia – Margaret Atwood


Este foi o livro selecionado para lermos no mês de março para homenagear o mês da mulher, principalmente daquelas que sofreram no passado. O livro é uma distopia onde colocam as mulheres como objetos e tem regras e muitas coisas absurdas no livro que poderia ser uma realidade se as mulheres deixassem os homens dominarem tudo. A escrita da autora não é ruim, eu gostei bastante, mas sinto que as vezes a autora dá muitas voltas e não foca em um assunto e isso me confundia muitas das vezes, não sabia se contava algo daquele momento ou do passado, ou de algumas semanas atrás, isso me fez desanimar. Se fosse só isso tudo bem, mas com toda essa situação do Corona vírus no mundo e aqui no Brasil, senti que deveria abandonar a leitura que estava ficando meio pesada, era muitas informações tristes ao mesmo tempo. Por isso ando lendo coisas mais leves neste momento. Pretendo sim voltar a ler O conto da Aia um dia, mas vai demorar um bom tempo.

A escolha – Nicholas Sparks


Este é um belo exemplo do momento errado. A história é muito boa, eu particularmente amo a escrita do autor, é sincera e é narrada pelo lado masculino que geralmente eu não leio, boa parte dos livros é narrado por mulher e sinto falta de conhecer o universo masculino e seus sentimentos. O livro conta a história de um casal e todo o drama, seja do passado ou do presente e eu estava curtindo o livro, mas chegou um momento que eu não quis ler, peguei outro livro e li, depois outro e outro, até hoje está com o marcador marcando onde parei de ler. Sinto que na hora certa vou voltar a ler, mas ainda não é hoje.


Estas são os livros que abandonei nos últimos cinco anos, antes disso não vou lembrar pois não anotava. Sei que são livros muito bons, apenas li no momento errado.
E vocês, que livros já abandonaram? Deixem nos comentários.


Nenhum comentário