RESENHA LITERÁRIA - ENQUANTO BELA DORMIA

Publicado em 10/06/2019



SINOPSE: "Ambientada em meio ao luxo e às agruras de um reino medieval, esta releitura de A Bela Adormecida consegue ser fiel ao clássico ao mesmo tempo que constrói uma narrativa recheada de elementos contemporâneos. Nessa mescla, os dramas de seus personagens – um casal infértil, uma jovem que não aceita viver em uma redoma e uma família despedaçada pela inveja – tornam-se atemporais.
Quando a rainha Lenore não consegue engravidar, recorre aos supostos poderes mágicos da tia do rei, ­Millicent. Com sua ajuda, nasce Rosa, uma menina linda e saudável. No entanto, a alegria logo dá lugar às sombras: o rei expulsa de suas terras a tia arrogante, que então jura se vingar. Seu ódio se torna a maldição que ameaça a vida de Rosa. Assim, a menina cresce presa entre os muros do castelo, cercada dos cuidados dos pais e de Flora, a tia bondosa e dedicada do rei que encarna a fada boa do conto original.
Mas quando todas as tentativas de proteger Rosa falham, é Elise, a dama de companhia e confidente da princesa, sua única chance de se manter viva. E é pelos olhos dessa narradora improvável que conhecemos todos os personagens, nos surpreendemos com o destino de cada um e descobrimos que, quando se guia pelo amor – a magia mais poderosa do mundo –, qualquer pessoa é capaz de criar o próprio final feliz."
"Inesperado e de partir o coração. Uma história cativante cheia de casos de amor, segredos e promessas feitas e quebradas. Esta releitura linda e original de um clássico é sedutora e muitas vezes surpreendente." – Library Journal


Gênero: ficção - Páginas: 368 - Publicação:  EditoraArqueiro- Classificação: 5 estrelas
Compre na: Amazon - Skoob

"Não se deixe enganar pelas maneiras refinadas. Na corte, os inimigos se escondem bem à vista."

Esse livro é uma releitura do famoso conto de fadas A BELA ADORMECIDA. Quem narra a história é Elise, uma dama de companhia da rainha, que acaba sendo fundamental para o desfecho da narrativa. Elise era apenas uma criança, que morava na zona rural com seus pais e seus irmãos. Eles levavam uma vida dura, morando em uma casa pequena e sempre ajudando na lida da roça.

Um dia, por acaso, Elise acaba por descobrir que é filha apenas de sua mãe, e que o pai que sempre a maltratara é na verdade seu padrasto. Sua mãe confessa que ela foi gerada na época em que era uma serviçal no castelo, mas não diz que é o seu verdadeiro pai. Um dia, a propriedade onde moram é devastada por uma peste (varíola), que acaba levando também a mãe e quase todos os irmãos de Elise, sobrando somente ela, um irmão e o padrasto.

"Apertei numa das mãos a pedra do desejo de Millicent. Roguei - a Deus? A Millicent? - pela saúde do bebê da rainha Lenore, por um herdeiro que abrilhantasse o futuro do reino. Acima de tudo, rezei para que o príncipe Bowen nunca mais voltasse. Como eu era ignorante, achando que a distância reduziria sua capacidade de nos fazer mal! O príncipe teria sua vingança. E eu viria a aprender que todo desejo concedido tem um preço, um preço que não temos como prever até ser tarde demais."

Desolada,  e com medo, Elise foge de casa e vai para cidade em busca da ajuda de uma tia e para tentar arrumar emprego no castelo, que era seu sonho. Após passar algum tempo com a tia, ela se sente preparada para tentar a vaga de serviçal do castelo. Lá no castelo, ela conhece Millicent, uma tia do rei que compõe o grupo de damas da rainha. Essa mulher misteriosa tem ambições e parece usar magia para alcançar seus objetivos.

"As criadas pessoais são heroínas precárias, e não me importa que meu papel na história de Rosa seja esquecido. Mas não quero que a lição de sua vida seja obscurecida no mito. O que salvou Rosa foi o amor. Não a paixão que um rapaz impressionável pode sentir ao ver uma bela jovem desamparada dormindo numa cama. Não, o amor de que falo é muito mais poderoso..."

A rainha Lenore, que a princípio não poderia ter filhos, repentinamente consegue engravidar. Porém, invés de dar um herdeiro para o trono do rei, ela gera uma menina, que independente das tradições, será nomeada herdeira do trono, o que gera conflitos.
Elise vive a paixão na juventude, porém acaba se casando com outro homem, um que fazia parte da corte.

Quando a varíola atinge a cidade e o castelo, o pavor toma conta da vida das pessoas e Elise se vê na obrigação de cuidar para que a princesa sobreviva e assuma o trono após a devastação.

"Consola-me pensar que a história da Bela Adormecida continuará viva depois de todos nós, uma história de maldade derrotada e amor triunfal que ressoará por séculos. E é assim que deve ser. Porque a verdade não é nenhum conto de fadas."

Um livro com várias surpresas, que conta basicamente a vida de Elise, seus amores, perdas e angústias, sendo ela muito próxima da rainha Lenore e da princesa Rosa, que depois será conhecida como a Bela Adormecida, acaba narrando também a história delas.

Um ótimo livro, que eu amei conhecer e recomendo muito!!!!!


Nenhum comentário