RESENHA LITERÁRIA - LENTES AVULSAS

Publicado em 27/03/2019



SINOPSE: "Você já parou para pensar que nem tudo que se vê nos noticiários é realmente a verdade? Um fato, por maiores que sejam as evidências, deve ser visto por vários ângulos. Uma chacina, que se transformou em comoção nacional, é o ponto inicial desta discussão. Afinal é mais fácil culpar um grupo de criminosos já famosos ou buscar a fundo as provas do verdadeiro assassino. Como viviam as pessoas envolvidas nesta brutalidade? Quem poderia cometer um crime destes? Coloque sua lente e tire suas conclusões."


Gênero: Suspense | Páginas: 212 | Publicação: Editora Autografia | Classificação: 5 estrelas

 Compre na: Amazon 




Lentes avulsas - As vidas por trás de um crime é um livro de suspense, escrito pelo jornalista Raphael Vitoriano.

O livro começa falando acerca do que foi divulgado na mídia a respeito de uma chacina, onde sete pessoas foram assassinadas no interior de Minas Gerais. Nessa primeira parte já nos deparamos com muitas coincidências que realmente ocorrem na vida real quando uma tragédia como essa acontece no nosso país.


"O foco deixou de ser a notícia. Pelas lentes da mídia, aquela tragédia se transformou em uma guerra de audiência. Audiência é resultado de muita visibilidade. Visibilidade propõe-se propaganda. Propaganda é dinheiro. Convenhamos, a tragédia estava rendendo bons anunciantes."

Nas partes seguintes o autor nos apresenta a vida  e o histórico dos sete assassinados, explicando como foram acabar nesse terrível desfecho. Na última parte, o livro nos mostra a lente do assassino, nos explicando o porque de tudo ter ocorrido.

"Na internet já surgiam fotos dos 'mortos' e até 'certezas' de quem era o assassino. O fato é que nem mesmo a polícia sabia quem fez e como a aquilo aconteceu. Não existiam pistas, não existiam câmeras nas ruas e tampouco nas casas, afinal, ao que tudo indica, o crime aconteceu em uma rua deserta, próximo a uma estrada de terra. Ao mesmo tempo que a mídia lucrava com a tragédia, sabia que uma hora aquilo teria de ter uma resolução eram os governantes. Os policiais estavam pressionados a dar algum posicionamento sobre as investigações. Era muito mais fácil culpar um grupo que já tinha realizado outros crimes, do que achar o verdadeiro assassino. Então, a busca era para achar a quadrilha que roubava."

Infelizmente, a justiça e a mídia condenaram as pessoas erradas por esses crimes.

Esse livro nos faz pensar muito na realidade dos fatos. Infelizmente, nós somos ainda, muito influenciados pela facilidade e pelas informações que a mídia passa.


"Desculpa perfeita, história bem contada, com tom de arrependimento e uma apimentada de vingança, era impossível de se duvidar. Fato que vale a pena citar: o delegado era, vamos dizer, um fiel muito 'caridoso' e 'desprendido de bens materiais', além de um dizimista assíduo. Valeria a pena ajudar quem tanto ajuda a igreja, mesmo que com uma inverdade, afinal não faria mal a ninguém, não é?"

Acredito que todos deveríamos ler um livro desses para refletir a respeito das conclusões precipitadas que tomamos por verdades.

Parabéns ao autor pela mensagem passada!!!!


Um comentário:

  1. Patrícia!
    Infelizmente a mídia tem o poder de massificar as mentes e vamos combinar que além disso, nossos peritos criminais não tem o Know How todo, o que complica mais os processos criminais no nosso país.
    Como gosto de leer livros do gênero, já anotei aqui.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir