Resenha Literária: Ecos - Pam Muñoz Ryan

Publicado em 13/02/2019


SINOPSE: " Era uma vez uma história que tocou fundo em nossos corações. Ecos, da premiada escritora americana Pam Muñoz Ryan, é uma fábula como há muito não se via - ou se ouvia. Um conto de fadas dark, que resgata o melhor da tradição dos irmão Grimm, combinado com delicados momentos do século XX, como as duas grandes guerras e a Depressão econômica que assolou os Estados Unidos nos anos 1930. O resultado é uma fantasia histórica repleta de perigos e beleza, emoldurada pelo poder da música.
A aventura começa cinquenta anos antes da Primeira Guerra - ' a guerra para acabar com todas as guerras' - quando o pequeno Otto se perde na Floresta Negra e encontra as três irmã encantadas, prisioneiras de uma velha bruxa, que conhecia apenas das páginas de um livro, e acreditava ser apenas uma lenda. Como em um passe de mágica, as irmãs o ajudam a encontrar o caminho de casa. E Otto promete libertá-las, levando o espírito das três dentro de uma inusitada gaita de boca. Ao longo dos anos, o instrumento chega à mão de novos donos: um menino que vê seu sonho de se tornar músico interrompido pela ascensão do nazismo; um jovem pianista prodígio que vive num orfanato e luta para não ser separado do irmão caçula; uma filha de imigrantes mexicanos que cuidam de uma casa de japoneses enviados á um campo de concentração dentro  dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra. Personagens com dramas diferentes, mas um amor transformador pela música. Cada uma à sua maneira, eles são afetados pela magia das irmãs. Assim como os leitores do livro em todos os países em que ECOS foi lançado. Prepare-se para ser arrebatado e enfeitiçado por essa fábula harmônica."


Gênero: ficção-fantasia - Páginas: 368 - Publicação: Darkside books - Classificação: 5 estrelas 


Não é por acaso que esse livro é premiado!!! Que livrão!!! Maravilhoso!

O livro se inicia falando sobre um menino brincado, cinquenta anos antes da primeira Guerra. Otto era apenas uma criança quando comprou de uma cigana um livro e uma gaita. O livro se chama: A DECIMA TERCEIRA GAITA DE OTTO MENSAGEIRO.


Falava sobre três princesas criadas por uma bruxa, que foram amaldiçoadas por ela quando tentaram retornar ao reino.

" Seu destino ainda não está selado.
Até na mais sombria noite
Uma estrela brilhará, um sino soará,
Um caminho será revelado."

PARTE 1:  Fala sobre Friedrich: um menino que vivia na Alemanha em 1933. Ele morava com seu pai e tinha também um tio que morava na mesma cidade, e uma irmã que tinha se mudado para estudar. Vivendo na Alemanha nazista, Friedrich trabalhava com seu tio em uma fábrica de gaitas, e foi lá que encontrou uma gaita velha guardada que tomou para si. Como seu pai e seu tio não eram nazistas, nem simpatizantes de Hitler, se viram numa situação complicada e tiveram que fugir da Alemanha.

PARTE 2: Ocorre nos EUA em 1935. Conta sobre dois órfãos que viviam num orfanato, e que por serem irmãos e não quererem se separar, tinham dificuldades de serem adotados. Quando conseguem ser adotados, a pessoa responsável está passando por problemas emocionais e não se afeiçoa a eles. Por sorte, um amigo da família gosta muito dos meninos e acaba presenteando-os com uma gaita.

PARTE 3: 1942, EUA. Conta a historia de Ivy, uma menina descendente de mexicanos que se muda frequentemente de cidade. Na escola ela aprendeu a tocar gaita com a professora e estava desenvolvendo seu talento quando teve que se mudar de cidade para uma fazenda de laranjas. A fazenda que seu pai foi cuidar pertencia a uma família de japoneses que, durante a guerra, foram obrigados a deixar suas casas.

PARTE 4:  Se passa em Nova York, em 1951. Nessa parte é que vemos o desfecho de todas as histórias anteriores, e como elas estavam interligadas.

" Chegaram aqui por uma mensageira.
Devem partir da mesma maneira.
De forma humana não sairão.
Seus espíritos como o vento soprarão.
Salvem uma alma à beira da morte

Ou aqui definharão à própria sorte."

Que livro lindo e emocionante. Um livro muito bem escrito e se olharmos bem, nos mostra muito sobre preconceitos e um pouco sobre o que as pessoas passaram durante o nazismo e a guerra.

Com certeza, vai pros meus favoritos do coração. Estou encantada com ele.

Fora a edição da darkside, como sempre maravilhosa e impecável como sempre!!!!


Nenhum comentário