Resenha literária: Jane Eyre - Charlotte Brönte

Publicado em 28/08/2018





Sinopse: "Jane Eyre conheceu o sofrimento ainda pequena, na casa da tia que a criou e na austera Lowood Institution onde foi educada. Mas também pequena já mostrava sua natureza firme e independente. Fiel a si mesma, ciente do seu valor e da consideração que merecia, assim manteve-se por toda a vida – ao abandonar os tormentos de Lowood e se empregar como governanta em Thornfield Hall; ao descobrir o amor mas, com ele, um terrível segredo; ao decidir partir e, depois, recomeçar."





Gênero: Drama, Suspense e misterio, Romance | 536 paginas Editora Zahar Classificação: 5 estrelas apaixonante


                                                 Compre na: Americanas - Amazon - Saraiva

As irmãs Brönte são bastante famosas, desde a escola ouço falar de O morro dos ventos uivantes que até comecei a ler ano passado, mas não consegui continuar, era uma leitura insuportável naquele momento, não compreendia nada, mas quem sabe se eu tentar recomeçar. Com isso fiquei com um pouco de receio para começar a ler Jane Eyre, se fosse escrito da mesma forma era provável que não iria gostar, mas mesmo assim desejava muito ler. 

Foi então que acompanhando o blog Literature-se no Instagram descobri que a Mell Ferraz iria fazer uma leitura conjunta de Jane Eyre, me animei bastante pois estava muito curiosa, não sabia nada e nem se quer tinha visto uma resenha, só que era um livro muito bom. Acabei não conseguindo acompanhar o cronograma certinho, mas concluí ainda em Julho.
A historia é uma biografia de uma personagem ficticia chamada Jane Eyre (que é baseada na própria vida de Charlotte). Começamos com ela ainda pequena com seus 10 anos em uma casa onde não era desejada, Jane era uma agregada de certa forma. Seus pais morreram e tiveram que morar com o tio que morreu ficando apenas tia Reed e seus filhos, duas mimadas e um menino mais velho e brigão. 

Logo Jane é mandada para uma escola, um internato para meninas e lá sofre mais um bocado, as regras era muito difíceis, mas algumas aulas e professoras eram adoráveis ou boas. Jane sempre gostou de aprender então estar ali foi bom, muito melhor que estar com a tia. 

Vemos ela crescer e se tornar uma jovem, agora trabalhava e foi para uma casa longe do orfanato, se tornou governanta de uma pequena menina e muitas historias vieram daquele lugar. O amor, a paixão, a duvida, o segredo, o mistério, o desespero, a felicidade. Jane Eyre me surpreendeu muito. 

É um dos meus livros favoritos da vida com certeza. A forma como Charlotte escreveu me surpreendeu bastante, é uma leitura super gostosa que faz você querer ler o livro todo de uma só vez ou ler capitulo por capitulo devagar para não acabar tão rápido, alem disso tem algumas partes que você realmente dá uma respirada e reflete sobre a cena e a situação. 

Uma palavra define este livro e é surpreendente, não tem como não ficar surpreso com algumas cenas ou triste em outras, confusa em algumas, querer descobrir o mistério daquela casa e depois uma descoberta surpreendente que nos leva a outra coisa surpreendente no próximo capitulo, sério é maravilhoso, mega recomendo a todo mundo sei que vão gostar. 

Um livro que levo para a vida. 

2 comentários:

  1. Jady
    Não entendo porque Emily é a mais famosa das irmãs Brönte com O morro dos ventos uivantes se Jane Eyre é muito, mas muito melhor. Também sou apaixonada por este livro, do tipo que vê todos os filmes lançados. Já li duas vezes e ainda quero ler outras mais.
    Abraços,
    Gisela
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gisela, td bem?
      Tambem não entendo, amei Jane Eyre é um dos meus livros favoritos da vida com toda certeza.

      Beijos,
      Jady

      Excluir