Resenha: O guia do Mochileiro das galáxias - Douglas Adams

Publicado em 11/05/2018


Sinopse:Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, O guia do mochileiro das galáxias vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. 
Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect.
A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do mochileiro das galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário.
Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.


Gênero: Romance de época | 208 paginas | Editora Arqueiro | 


Compre na: Americanas * Amazon  * Submarino  * Saraiva


Eu comecei lendo o livro com um pé atrás, não estava me agradando muito, mas como não desisto fácil de um livro...
Me surpreendi!

Ford Perfect é um alienígena  (para os terráqueos) que veio para terra com a missão de vim da um estudada, e atualizar O guia do mochileiro das galáxias (um livro/tablet onde se encontram informações sobre tudo que existe nas galáxias), só que isso já faz 15 anos e ele não conseguiu sair da terra.

Arthur Dent é seu melhor amigo terráqueo, e como qualquer inglês ama chá. Arthur tem seu dia transformado quando após descobrir que sua casa vai ser demolida, descobre que seu amigo Ford é um E.T e que a terra vai ser destruída em poucos minutos.
Depois de tais acontecimentos, ele acorda dentro de uma nave Vorgon rumo a um futuro desconhecido.

Tem partes que eu fiquei meio confusa, principalmente sobre os nomes... (quantos nomes estranhos... ) Mas o livro é incrível. 
Achei super interessante o tamanho da imaginação do autor, que em  1979, já tinha uma ideia bem avançada sobre as "inovações" futuras. Quem pensaria em um Livro/Tablet como um Guia do mochileiro das galáxias naquela época? Douglas Adams!
Também gostei muito das partes que ele escrevia "traduções e memórias" antes dos capítulos com os personagens principais,para não deixar o leitor boiando. 

O livro lida também com a busca incessante por descobrir sobre "A vida, O Universo e Tudo mais" e apresenta pontos bem interessantes para se pensar.


"O espaço é grande. Grande, mesmo. Não dá para acreditar o quanto ele é desmesuradamente inconcebivelmente estonteante-mente grande. Você pode achar que da sua casa até a farmácia é longe, mas isso não é nada em comparação com o espaço. Vejamos..."

Guardem suas Toalhas, Mochileiros! E embarque rumo a uma galáxia desconhecida.

Nenhum comentário