O que aprendi com o booktube

Publicado em 22/06/2018


Olá leitores como estão? 


Amo assistir vídeos no youtube. Aprendo bastante sobre muitas coisas seja sobre a vida, livros ou coisas aleatórias, me faz pensar e descobrir novos caminhos, alem disso me ajudou bastante nesta trajetoria de amadurecimento e sei que tenho muito que aprender e amadurecer ainda, porem acabei me tornando uma pessoa mais critica (de forma boa, mente aberta) hoje porque decidi compreender muitas coisas e isso através desta plataforma muito legal.


Algumas pessoas acham que o booktube - vídeos sobre livros - é uma grande bobagem pois não vai agregar em nada, mas é o contrario, você aprende muito sobre a historia dos autores, como o que cada historia os interferia ou o que a vida os trazia que colocava em textos de seus livros, é muito comum descobrir que livros tem um pouco do seu autor e acho isso incrível. 

Uma outra coisa que aprendi é que sim, podemos amar muito um gênero e ler sem parar ele. Sempre fui apaixonada por romance, de época então... pena que não li muitos, mas amo, assim como a Paola do Livros e Fuxicos, e por causa disso recebe muitos comentários dizendo para ler "livros de verdade" ou que deveria ler mais clássicos ou outros gêneros. Existe alguns vídeos dela falando sobre isso e confesso que aprendi a amar todos os gêneros e que a momento para cada leitura, alem disso podemos gostar de qualquer tipo de livro, sempre a uma forma de aprender, não são só os clássicos que são bons, mas os contemporâneos também, seja romance ou ficção.


Curto muitos canais de booktubes e estes dias percebi que por mais que falem sobre livros existem uma grande variedade de conteúdo, seja de clássicos, romances, biografias, livros mais de terror ou hot, mas todos são apaixonados pelo que faz, dá para sentir pela forma como falam, como se expressam e o quanto a leitura faz parte da vida de cada um.


Outra coisas que aprendi é que existe tempo de leitura. Como assim? É simples, lembram da época do Harry Potter? Depois veio crepúsculo e assim por diante, assim tambem é com cada pessoa e cada idade, enquanto a uma época mais do estilo infanto juvenil, quando ainda somos jovens, a tambem aquele que são mais pesados em conteúdo seja sobre a vida como é ou mais hots, que são mais para adultos. 

Existe momentos de leitura, quando estamos com um bloqueio podemos pegar um livro mais leve, e quando inspirados um livro mais difícil de ler, quando queremos aprender algo ou quando queremos apenas degustar de uma boa historia. A momentos e momentos de leitura e gosto deles. 

Ler me faz feliz e me trás uma leveza, aprendi muito com cada livro e eles me fizeram abrir os olhos para muitas coisas das quais fico muito contente em ter descoberto, principalmente sobre o preconceito que tinha contra certos tipos de livros ou com livros brasileiros. 

Aprendi a amar livros, na verdade sempre amei, mas não tinha um incentivo grande ou quem me emprestasse livros, até que conheci amigas literárias que fizeram parte da minha vida e fico gratas por terem me trazido para este mundo da literatura que me fez criar este blog e conhecer pessoas incríveis, mesmo que não as conheça pessoalmente. 

Só fico imaginando quem não gosta de ler ou não lhe colocaram na vida um livro, ou ficam com preguiça de ler com um pré conceito sobre livros grossos ou finos, se é fácil ou difícil, livros são livros o que importa é a historia, seu conteúdo

O que me deixa feliz é que vejo bastante jovem nos ônibus lendo algum tipo de livro e me sinto bem quanto a isso, alem disso sou daquelas que se contorce para saber que livro é que a pessoa está lendo. Ler no ônibus é minhas especialidade, na verdade meu tempo de leitura é no ônibus, cerca de 90%. Agora fico me perguntando porque as pessoas não aproveitam o tempo? 

A ideia inicial era indicar canais de booktube, mas acabou virando um texto de aprendizados. Em breve vou publicar o post com diversos booktubes que assisto e amo. 

E vocês, o que aprenderam com o booktube? Comentem. 

Até a proxima postagem! Fui... 

4 comentários:

  1. Que post mais lindo ♥️
    Esse mundo literário traz muito amor pra gente, né? E tantos aprendizados que nossa!
    Obrigada por me incluir nesse post! Fico feliz em saber que, de alguma forma, faço parte dessas suas descobertas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário <3
      Eu que agradeço por fazer parte da minha vida com seus vídeos. Assim como você e a Pah se ajudaram no começo, vcs me ajudam neste inicio da minha jornada como blogueira. Espero um dia poder encontra-la e passar uma tarde juntas conversando. Quem sabe um dia...

      Beijo grande Aione e muito sucesso.

      Excluir
  2. Oi, Jady! Tudo bem?

    Que lindo ler isso! Não existe nada melhor nesse mundo do que seguirmos nosso coração. Então se amamos ler romance é exatamente isso que temos que fazer ♥ Ler tem que ser sempre por prazer e fico muito feliz em saber que te ajudei nesse processo de abandonar as cobranças da sociedade com relação a literatura.

    Beijos e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pah, tudo ótimo.

      Fico feliz por ter gostado do que escrevi. A ideia era indicar booktubers e fiquei pensando nas coisas que aprendi, e foram tantas.
      Quando fazemos as coisas de coração, porque gostamos, nos dedicamos mais e curtimos mais.

      Agradecida pelo comentário.
      Beijos e muito sucesso também.

      Excluir