Resenha Literária - Desventuras em serie - Serraria Baixo Astral

Publicado em 26/04/2017



Nome: Desventuras em serie - Serraria Baixo Astral
Escritor: Lemony Snicket
Nº de paginas: 184
Editora: Cia das letras
Classificação: 5 estrelas, o livro é bom, mas a historia é de arrepiar.

Sinopse: “Na opinião de Lemony Snicket, ´de todos os volumes que contam a vida infeliz dos órfãos Baudelaire, Serraria baixo-astral talvez seja o mais triste até agora´. Alto-Astral é o nome da serraria que serve de cenário para as novas calamidades que Klaus, Violet e Sunny serão obrigados a viver. Eis a chamada ´ironia do destino´, pois ali, no meio daquelas árvores derrubadas, daquelas enormes toras de madeira, o que as três crianças vão encontrar é mais uma coleção de coisas horripilantes, tais como uma gigantesca pinça mecânica, bifes do tipo sola de sapato, uma hipnotizadora, um dramático acidente que causará ferimentos e um homem com uma nuvem de fumaça no lugar da cabeça. A vida dos Baudelaire é mesmo muito diferente da vida da maioria das pessoas, ´a diferença principal estando no grau de infelicidade, horror e desespero´...
Diante desse quadro, algum leitor desavisado pode desconfiar: ´Como é que alguém vai se divertir com um livro desses, se as personagens não param de sofrer?!´. A pergunta faz sentido, mas é justamente aí que descobrimos um dos melhores segredos de Lemony Snicket, pseudônimo do americano Daniel Handler. Ele leva o exagero às raias do absurdo, faz o realismo perder feio para o mais deslavado faz-de-conta e o resultado não poderia ser outro: uma brincadeira literária incessantemente bem-humorada.”

Confesso que este livro me deixou um tanto assustada e com muita dó dos Baudelarie, não me imagino na pele deles. O livro em si é como todos os outros, maravilhosamente incrível e a cada pagina ainda mais curioso que te prende e faz querer continuar a ler, saber se algum dia as crianças serão felizes e o Conde Olaf preso. Mas até que a serie de livros acabe o final será sempre o mesmo. O legal é saber que mesmo tendo desventuras na vida, as crianças levam a vida com esperança e felizes apenas por estarem juntas.


Neste livro vemos o sr. Poe e as crianças em um trem indo para o novo lar das crianças, cujo o nome do tutor é dificil de se pronunciar então apenas o chamam de senhor. A vida de Poe estava cada dia mais cheia, ainda mais agora depois que teve uma promoção, por este motivo teria que voltar logo e não poderia descer junto com as crianças que tiveram que entrar na serraria Alto Astral sozinhos.

Logo na entrada os Baudelarie se deparam com uma carta dizendo para onde deveriam ir e que na manhã seguinte teriam que trabalhar. Elas ficaram assustadas, mas logo procuraram onde deveriam passar a noite. Ao bater na porta um homem aparece assustado, e logo deixa as crianças entrar.

Na manha seguinte ao acordar com o barulho de panelas as crianças vão para o seu primeiro dia de trabalho juntamente com o resto das pessoas. Juntos descascaram arvores. Descobriram que no almoço teriam que mascar chicletes pois esta seria a refeição. Nunca as crianças se imaginariam nesta situação. Mas um dia o óculos do Klaus quebra e ele vai ao oftalmologista e quando volta parece estar muito diferente, é como se ele não fosse ele.

As crianças conhecem o senhor, um homem baixinho que tem o costume de fumar e não liga a minima para quem era os Baudelarie. Elas também conhecem o sócio dele um homem muito amigável e divertido que lhe apresentou a pequena biblioteca com apenas três livros.

Violet queria saber o porque do irmão estar agindo tão estranho, e mesmo antes disso os Baudelarie queriam descobrir onde estava o conde Olaf, quem era ele, de quem ele estava disfarçado, até que as irmãs descobrem em uma outra consulta de Klaus e com a ajuda de um livro acaba salvando seu irmão que usa um pouco da inteligencia como sua irmã para salvar a todos.

É um livro muito bom mesmo, vale a pena ler, mas no final você fica desorientado com tudo que acabou de ler, nunca pensei que as crianças iriam sofrer ou agir como foram, tudo que sei é que ainda pode e vai piorar, este livro ainda não é o pior do que aconteceu com os Baudelarie e isso só me deixa ainda mais curiosa.

Compre o livro na:





Nenhum comentário