Resenha Literária: Desventuras em serie - O mau começo

Publicado em 03/04/2017


Nome: Desventuras em serie - O mau começo
Escritor: Lemony Snicket
Nº de paginas: 152
Editora: Cia das letras
Classificação: 5 estrelas ***** Otimo livro <3

Sinopse: 'Mau começo' é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: 'Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere'.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar ou até mesmo assistido o filme com o nome da serie de livros, "Desventuras em serie", é um dos filmes que mais amo assistir nas tardes da globo. Muitos já sabem que o filme tem lá suas diferenças dos livros e que a historia das telas da TV é baseada apenas nos três primeiros livros da serie. Existem muitas curiosidades sobre o livro, o autor, o filme e até sobre o seriado da Netflix, por isso estou pensando claramente em fazer um post contando estas curiosidades de uma forma bem detalhada.

O livro já começa te avisando que as pequenas crianças não terão uma vida cheia de felicidades e que se quiser ler um livro onde tudo acaba bem, coloque este de volta na estante e pegue outro, pois este livro conta as desventuras da família Baudelarie. 

De inicio conhecemos os três irmãos Baudelarie, Violet a mais velha tem apenas 14 anos, gosta de inventar coisas e sempre que tem uma ideia prende seus cabelos com uma fita para que seu cabelo não a atrapalhe. O irmão do meio é Klaus tem doze anos e é apaixonado pela leitura, um digno leitor voraz. Por ultimo temos a pequena Sunny de três aninhos que tem apenas quatro dentes e todos bem afiados para que ela possa fazer o que mais gosta, morder, e mesmo já tendo idade para falar tem a sua própria linguagem e ainda não anda. 
No primeiro capitulo já vemos que algo terrível acontece com as crianças que estavam aproveitando a tarde na praia vazia por causa do tempo de chuva, de longe logo percebem a chegada do senhor Poe, um amigo da família que trabalha no banco. Ele já chega trazendo uma péssima noticia para os Baudelarie, os pais daquelas pequenas crianças havia morrido em um acidente na casa onde moravam, e ao chegarem lá viram que não sobrou nada. 

Tristes as crianças foram para a casa do senhor Poe que ficou responsável por levar as crianças para a casa de parentes de acordo com a vontade dos pais das crianças, e Violet só poderiam pegar a fortuna quando ela completasse 18 anos.

Logo de inicio as crianças já passam por desventuras tendo que dormir com os filhos do sr. Poe em um quarto apertado e ter que usar roupas com estampas feias. Mas logo no dia seguinte as crianças vão com Poe para a casa mais próxima da cidade onde mora o Conde Olaf um homem magro com duas sobrancelhas juntas, e uma estranha tatuagem de olho no pé esquerdo. As crianças ficam assustadas, e ao entrarem na casa do conde se assustam com a bagunça e sujeira do lugar. 

As desventuras das pobres crianças ainda não havia acabado, pois Olaf era um horrível homem que quer apenas se apropriar da fortuna dos pequenos Baudelarie que tiveram que limpar e cozinhar, mas por sorte tiveram uma grande amiga a visinha e juiza que fez com que as crianças se sentissem um pouco felizes.

O conde Olaf tramava para se apoderar da fortuna das crianças e assim forjou um casamento teatral já que era ator, mas seria muito mais que um teatro seria um verdadeiro casamento. As crianças logo descobriram, mas acontecimentos fizeram com que quase desistissem,, porem as crianças utilizaram o que haviam aprendido para fazer com que o casamento não fosse valido.

Mesmo "derrotando" o conde Olaf, as crianças ainda não tinham um lar e nem a felicidade ao seu favor, tudo do que poderiam se alegrar é que estavam todos juntos e que estavam longe de Olaf, mas mesmo assim o futuro das crianças era imprevisível. E lá ia o sr. Poe levar as crianças para uma outra casa, em um outro lugar, para mais um parente desconhecido e para mais uma desventura a acontecer. 

É um livro maravilhoso cheio de curiosidades e quanto mais conhece os Bauledarie mas vontade tem de estar com eles, saber como tudo vai se desenrolar, alem do narrador que é o escritor ser de muita importância na historia. O livro tem uma leitura fluida e gostosa, se pegar o livro para ler em uma tarde vai chegar na pagina final com vontade de quero mais. Por isso super indico este livro para qualquer um, ainda mais para quem já estava com vontade de ler. 

Compre na:




     

Nenhum comentário